F5 News confere a 14ª edição do Circuito Penedo de Cinema, em Alagoas
Não houve representantes de Sergipe no evento realizado à beira do Velho Chico Cotidiano | Por Monica Pinto 02/12/2024 16h02Realizada do dia 25 passado a 1º de dezembro, a 14ª edição do Circuito Penedo de Cinema, em Alagoas, reuniu 63 filmes, distribuídos por quatro grupos de exibição – o 17º Festival do Cinema Brasileiro, o 11º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental, o 14º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e a 14ª Mostra de Cinema Infantil.
O evento fez homenagens ao cinema argentino e disponibilizou ainda oficinas, workshops, rodas de conversa e uma animada programação musical, que se desenrolou à beira do rio São Francisco, em local de privilegiada beleza cênica.F5 News encontrou no Circuito o ator e diretor Roney Villela que, em entrevista ao portal no mês de junho passado, enalteceu a qualidade e ascensão do cinema nordestino no cenário nacional. “De uns 20 anos para cá, o cinema nordestino tem crescido de forma assustadora, consistente e regular”, comentou na ocasião.
“O cinema nordestino tem uma linguagem independente do resto do cinema que se faz no Brasil. É um cinema de grandes histórias contadas de forma muito particular, atento a linguagens muito particulares também e com resultado de filmes belíssimos”, avaliou ainda o ator e diretor nascido no Rio de Janeiro.
Em Penedo, ele lembrou suas análises sobre a pujança e potenciais bem explorados das produções nordestinas, já ao longo de anos. "Foi e está sendo muito interessante participar do Circuito Penedo de Cinema, porque me aproximei ainda mais dessa linguagem tão absolutamente rica e diversa, que, como disse a vocês do F5 News, me despertou interesse e admiração já há bastante tempo", disse Villela ao portal. "Vida longa ao cinema de todo o país", completa.
No circuito de Penedo, Roney Villela participou das apresentações introdutórias de dois filmes cujos elencos ele integra: Filhos do Mangue, dirigido por Eliane Caffé, sobre o qual debateu com a atriz Genilda Silva; e De Repente Miss, dirigido por Hsu Chien e que contou com a presença no evento da atriz Fabiana Karla.