“Um homem generoso”, diz José Carlos Machado sobre João Alves Filho
“João deixa um legado de amor a essa terra”, define a irmã Marlene Calumby Política | Por F5 News 25/11/2020 10h40Companheiro de caminhada política de João Alves Filho, o ex-vice-prefeito José Carlos Machado destacou a personalidade fraterna do ex-governador como principal marca da sua trajetória como homem público, em entrevista à Fan FM, nesta quarta-feira (25), quando o estado se despede do político aracajuano.
“Para mim ele foi um grande amigo. Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de ter convivido com ele”, declarou José Carlos Machado, que foi diretor de obras na primeira gestão de João Alves como prefeito de Aracaju, em 1975; secretário de Estado em duas das suas três gestões como governador e vice-prefeito na última passagem de JAF pelo Executivo da capital sergipana, em 2012.José Carlos Machado lembrou momentos históricos que viveu ao lado de João e que, segundo ele, revelam o caráter empreendedor e destemido do engenheiro civil. “Ele teve o financiamento da ponte Aracaju Barra negado pelo Governo Federal. Ele era oposição a Lula (então presidente da República) e, mesmo assim, conseguiu tocar o projeto e entregou em pouco mais de três anos. Para ele não tinha obstáculo”, disse.
Na terceira administração de João Alves como governador de Estado, Machado ocupou a liderança da bancada federal de Sergipe em Brasília. Segundo ele, o ex-governador o ajudou a construir sua vida pública. “Quando ele via que o secretariado estava desmotivado, ele dizia: ’sabe porque as coisas estão dando certo? Porque vocês são melhores do que eu’. Esse era João, um homem generoso”, completou.
Amor à Sergipe
A irmã do ex-governador, Marlene Calumby, também subinhou a dedicação ao desenvolvimento de Sergipe que João sempre imprimiu em sua rotina de trabalho. “João deixa um legado de amor a essa terra. Ele emprestou toda sua competência, coragem, a Sergipe e a região nordeste. Um homem honrado, simples, risonho, que transmitia simplicidade, carinho. Nós viemos de uma família muito simples e ele com sua capacidade de liderança, foi orador de turma, onde tinham nomes de pessoas de famílias tradicionais. Ele é um exemplo. João jamais será esquecido”, disse à Fan FM.