Três perguntas sobre Inteligência Artificial nas campanhas políticas | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições
Três perguntas sobre Inteligência Artificial nas campanhas políticas
Especialista fala das novas ferramentas que estarão presentes nas eleições deste ano
Política | Por Daniel Soares 06/04/2024 09h33


As Inteligências Artificiais (IA) já são uma realidade. Com possibilidades de usos variados, elas se tornaram uma revolução para produzir e se comunicar. Com as campanhas eleitorais, isso não será diferente - o pleito deste ano promete ter esse tipo de recurso implementado e utilizado aos montes. 

Para Marcolino Joe, estrategista digital, comunicador com 15 anos de experiência em trabalhos audiovisuais e conhecido por seu trabalho com foco em utilizar inteligência artificial na criação de conteúdo, esse recurso promete impulsionar com eficácia as campanhas deste ano. "Sobretudo as de baixo orçamento", afirma.

Joe esteve envolvido em campanhas majoritárias nos estados de Sergipe e Alagoas e tem experiência na criação de conteúdo para mídias sociais. Ele também ministra palestras sobre o impacto da inteligência artificial nas eleições de 2024, enfatizando a importância de compreender o papel da inteligência artificial na formação das eleições e da sociedade.

Em bate-papo com o F5 News, o estrategista falou um pouco sobre as complexidades do uso da IA e sobre os cuidados éticos que ela demanda. Até porque a Justiça eleitoral promete estar de olho. "É essencial observar as determinações do TSE", assegurou. Confira a entrevista:

Como a Inteligência Artificial pode contribuir para campanhas mais eficazes?

Marcolino Joe - A Inteligência Artificial oferece uma gama de ferramentas e técnicas que podem impulsionar a eficácia das campanhas políticas, sobretudo as de baixo orçamento. Ela ajuda a identificar padrões comportamentais dos eleitores, segmentar o público-alvo com maior precisão e personalizar mensagens para maximizar o engajamento. Além disso, algoritmos de IA podem otimizar o planejamento de campanha, identificando oportunidades e ajustando estratégias em tempo real com base em feedbacks em tempo real, resultando em uma abordagem mais ágil e eficiente. Isso é uma mão na roda na politica, que tende a mudar o quadro de forma muito ríspida.

 Quais são os principais desafios enfrentados ao implementar a Inteligência Artificial em estratégias de campanha e marketing político?

Implementar IA em estratégias políticas é uma ótima ideia, mas não é tão simples assim. Um dos desafios é integrar as ferramentas para potencializar a mensagem, mas não substituir o político. Chatbots e deep fakes estão proibidos pelo TSE, por exemplo. Por outro lado, segmentar público, melhorar parâmetros de impulsionamento e adequação de discursos são formas seguras de usar IA nas estratégias. Para campanhas com poucos recursos as ferramentas de IA para gerar conteúdo como imagem e vídeo (sempre sinalizando que usou IA, como prevê a legislação) serão fundamentais para ter mais chances na disputa.

Quais são os cuidados éticos que devem ser considerados ao utilizar a Inteligência Artificial em campanhas políticas?

Os profissionais devem garantir que conteúdos criados com IA sejam sinalizados para o público. Além disso, os eleitores devem estar cientes de como seus dados estão sendo coletados, usados e protegidos. Estou falando aqui dos grupos de zap e listas de transmissão. Finalmente, é essencial observar as determinações do TSE quanto ao uso de IA nas eleições. Além disso, a Polícia Federal tem se especializado em ferramentas de detecção de deep fakes e a punição é bastante severa.

Mais Notícias de Política
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
22/11/2024  11h24 Veja consequências jurídicas e políticas do indiciamento de Bolsonaro
Tomaz Silva/Agência Brasil
19/11/2024  14h15 Consenso do G20 é vitória do Brasil e do multilateralismo
Divulgação
18/11/2024  18h32 Gama conta tudo: ex-prefeito de Aracaju lança autobiografia nesta terça (19)
Ascom Gov SE
16/11/2024  08h46 Laércio comemora destaque do Programa Primeiro Emprego no G20 Social
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
12/11/2024  14h32 Bets são cassinos instalados dentro das casas, diz presidente da CPI

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado