TRE mantém deferimento de candidatura de Valmir de Francisquinho  | F5 News - Sergipe Atualizado

Itabaiana 
TRE mantém deferimento de candidatura de Valmir de Francisquinho 
Corte Eleitoral manteve candidatura diante da inexistência de condenação penal definitiva
Política 04/09/2024 10h26


Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) manteve a decisão do juízo da 9ª Zona Eleitoral (Itabaiana), que julgou improcedente a Ação de Impugnação ao registro de candidatura de Valmir de Francisquinho e aprovou a candidatura ao cargo de prefeito de Itabaiana, Sergipe, nas eleições municipais de 2024. O julgamento aconteceu na tarde desta terça-feira (3).

O recurso foi apresentado pela “Coligação Prefeito de Verdade” (PSD/MDB/UNIÃO BRASIL/PP/PODEMOS/PSB), que apontava a ausência de condição de elegibilidade em virtude de existir condenação criminal em desfavor de Valmir. O relator do caso, juiz membro Breno Bergson Santos, explicou que, segundo o artigo 15, III, da Constituição Federal, a suspensão dos direitos políticos se dará no caso de condenação criminal transitada em julgado.

Iniciando a exposição de seu voto, o relator pontuou que “seria necessário verificar se a condenação criminal, cujo trânsito em julgado não ocorreu por completo, por conta de recurso de apelação tramitando em instância superior, ainda que manejado unicamente pela acusação, poderia ser considerada para fins de acarretar a suspensão dos direitos políticos do cidadão que postula a candidatura a cargo político”.

O juiz Breno Bergson ensinou que, sendo a capacidade eleitoral passiva (direito de ser votado) um direito fundamental do cidadão, a interpretação das normas que veiculam a sua inibição deve ocorrer de forma restrita, de modo a possibilitar o pleno exercício dos direitos e garantias fundamentais.

“O trânsito em julgado é a situação jurídica de imutabilidade da decisão condenatória, com a qual não se revela mais possível qualquer discussão sobre o seu conteúdo e sobre a qual já se mostra possível a execução do seu efeito imediato e principal, que é o seu cumprimento pelo apenado”, lecionou o juiz relator.

ESQUERDA]

Em um dos pontos centrais de seu voto, o relator destacou que, ao analisar os autos, verificou que “as certidões criminais apresentadas pelo candidato Valmir demonstram que não há condenação penal transitada em julgado contra ele apta a ensejar a suspensão dos direitos políticos”. A referida documentação inclui certidões negativas emitidas pela Justiça Federal e pela Estadual, bem como demonstra a inexistência de condenação penal transitada em julgado perante a Justiça Eleitoral.

Concluindo a apresentação de suas razões, em harmonia com o parecer ministerial, o relator votou pelo conhecimento e desprovimento do recurso, sendo mantida integralmente a sentença, que deferiu (aprovou) o registro de Valmir, candidato à Prefeitura de Itabaiana. A votação foi unânime.

Fonte: TRE.

Mais Notícias de Política
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
22/11/2024  11h24 Veja consequências jurídicas e políticas do indiciamento de Bolsonaro
Tomaz Silva/Agência Brasil
19/11/2024  14h15 Consenso do G20 é vitória do Brasil e do multilateralismo
Divulgação
18/11/2024  18h32 Gama conta tudo: ex-prefeito de Aracaju lança autobiografia nesta terça (19)
Ascom Gov SE
16/11/2024  08h46 Laércio comemora destaque do Programa Primeiro Emprego no G20 Social
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
12/11/2024  14h32 Bets são cassinos instalados dentro das casas, diz presidente da CPI

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado