Titulação de duas áreas quilombolas em SE é anunciada pelo Governo Federal
Medidas ocorrem no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial (21/3) Política | Por F5 News 21/03/2023 13h40Nesta terça-feira (21), é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e, em alusão à data, o governo federal anuncia sete medidas para promoção da igualdade racial no país. Dentre elas, está a titulação de três áreas quilombolas que aguardam há décadas pela regularização, duas delas em Sergipe.
As comunidades sergipanas beneficiadas são a Lagoa dos Campinhos, com mais de 1,2 mil hectares distribuídos pelas cidades de Amparo do São Francisco e Telha, e a Serra da Guia, distante 45 quilômetros da sede do município de Poço Redondo.
Esta última tinha sido foco de investimento do Governo do Estado em 2013, na gestão de Marcelo Déda (in memoriam), por meio da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese). Os recursos foram destinados à revitalização da cultura quilombola no espaço por meio de oficinas culturais para as crianças e adolescentes, as quais envolveram artesanato, dança, capoeira, culinária e preservação ambiental.
As medidas desta terça-feira (21) serão anunciadas pelo presidente Lula, acompanhado da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e demais ministros, no Palácio do Planalto. As duas comunidades de Sergipe estão inseridas no programa Aquilomba Brasil, que objetiva “promover os direitos dos povos quilombolas à terra, inclusão produtiva, qualidade de vida, desenvolvimento local e cidadania”.
Conforme a reportagem da Agência Brasil, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas no país sejam quilombolas.