Seminário discute potencialidades de Sergipe na transição energética | F5 News - Sergipe Atualizado

Gás natural
Seminário discute potencialidades de Sergipe na transição energética
Evento discute também oportunidades de negócios e desenvolvimento regional
Política | Por F5 News 22/07/2024 16h38


Sergipe sediou nesta segunda-feira (22) o seminário "Transição Energética: Oportunidades de Negócios e Desenvolvimento Regional". O evento, realizado no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), foi idealizado pelo deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas).

O deputado Luciano Pimentel, secretário de Estado de Sergipe na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e presidente da Comissão de Infraestrutura, Minas e Energia da entidade, destacou a importância do evento. "Representantes de vários estados estão aqui na Alese para debater este assunto para o desenvolvimento energético e econômico da nossa região", afirmou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, reforçou a relevância do seminário. "Este evento engrandece muito Sergipe, unindo esforços do Legislativo, Executivo e sociedade civil. Estamos vivendo a Semana do Gás e do Petróleo, e discutir energia limpa e renovável é importante. A transição energética é irreversível, e Sergipe está de parabéns por liderar este debate", disse.

Rodolfo Henrique de Saboia, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, enfatizou a importância da infraestrutura de transporte no sistema de gás natural. "Conectar este terminal à malha principal de transporte é vital, pois a infraestrutura de transporte é a coluna vertebral do sistema de gás natural. Isso aumentará as fontes primárias de gás injetadas na rede, beneficiando tanto o desenvolvimento regional quanto nacional", declarou.

Ele acrescentou que outros terminais de gás natural no país foram bem-sucedidos na conexão de fontes primárias à rede de transporte, e Sergipe tem tudo para seguir esse exemplo.

O senador Laércio Oliveira também comentou os avanços de Sergipe no setor. "Sergipe ser escolhido para sediar este evento é resultado do trabalho que temos realizado nos últimos anos. A nova lei do gás, que relatei, e os investimentos que ela atraiu credenciam nosso estado. Continuamos trabalhando firmemente junto à Petrobras para resolver entraves e avançar ainda mais", destacou. 

Oliveira mencionou ainda a importância dos projetos Proesco A e Front Ferro, que tratam da grande quantidade de gás reinjetado nos postos e da Política Nacional de Fertilizantes, respectivamente, apontando Sergipe como solução para reduzir a dependência do Brasil em fertilizantes importados.

O seminário abordou o uso do gás natural na transição energética, os impactos econômicos dos investimentos em petróleo e gás, o papel do setor de transporte de GNL e as oportunidades de negócios emergentes. Para o deputado Luciano Pimentel, "a integração dos parlamentares neste debate é fundamental para moldar o futuro energético do Brasil e, especialmente, de Sergipe, que foi denominado a nova estrela do gás pelo ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque".

Pimentel reiterou a honra de sediar o evento e a importância do debate. "Considerando que o uso do petróleo e do gás natural ainda terá grande valor por várias décadas, este evento é uma oportunidade para debater a importância do gás natural na transição energética e as oportunidades de negócios que surgem neste campo", diz ainda.

Valmor Barbosa destacou ainda que "o Estado vem fazendo sua parte na questão da transição energética, e este seminário é um espaço importante para que todos os setores possam colaborar. A partir de 2035, por exemplo, caminhões de carga na Europa não usarão mais óleo diesel, mas combustíveis de baixo carbono. Este é o caminho que precisamos seguir", afirma.

A programação contou com a presença de diversos especialistas, incluindo Rodolfo Henrique de Saboia, que abordou "A importância do gás natural na transição energética"; Carlos Otávio de Vasconcelos Quintella, diretor-executivo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que discutiu os "Impactos econômicos dos investimentos em óleo e gás"; Ovídio Quintana Pol da Silva, diretor comercial e regulatório da Transportadora Associada de Gás (TAG), que falou sobre "O papel do setor de transporte na conexão das ofertas e demandas – importância da conexão do terminal GNL de Sergipe"; e Marcelo Cruz Lopes, diretor de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da ENEVA, que destacou as "Oportunidades de negócios do terminal de GNL de Sergipe a partir da conexão à malha nacional".

Mais Notícias de Política
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
22/11/2024  11h24 Veja consequências jurídicas e políticas do indiciamento de Bolsonaro
Tomaz Silva/Agência Brasil
19/11/2024  14h15 Consenso do G20 é vitória do Brasil e do multilateralismo
Divulgação
18/11/2024  18h32 Gama conta tudo: ex-prefeito de Aracaju lança autobiografia nesta terça (19)
Ascom Gov SE
16/11/2024  08h46 Laércio comemora destaque do Programa Primeiro Emprego no G20 Social
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
12/11/2024  14h32 Bets são cassinos instalados dentro das casas, diz presidente da CPI

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado