PT anuncia apoio a Luiz Roberto no segundo turno em Aracaju
Partido diz que decisão foi tomada para impedir avanço da extrema-direita Política | Por F5 News 10/10/2024 10h33 - Atualizado em 10/10/2024 11h46O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou na manhã desta quinta-feira (10) uma coletiva de imprensa com o objetivo de anunciar a sua posição diante do segundo turno da eleição para a Prefeitura de Aracaju. Após análise do cenário político, a sigla declarou que dará apoio ao candidato Luiz Roberto (PDT), ainda que com ressalvas.
Em nota, assinada por lideranças do partido, como o presidente estadual, João Daniel, e o presidente municipal, Jefferson Lima, o PT informou que a decisão foi tomada com base no entendimento de que seria necessário unir forças para impedir o avanço da extrema direita representada pela candidatura de Emília Corrêa (PL).
De acordo com o documento, a candidatura da adversária no segundo turno é descrita como "o que há de mais nocivo na política". Já o candidato do PDT, segundo posicionamento do PT, embora não contemple integralmente as pautas do partido, foi visto como a única opção viável para barrar o avanço da extrema-direita na capital sergipana.
A nota conclui reafirmando o compromisso do PT com a democracia, com os direitos dos servidores públicos e com a melhoria da qualidade de vida da população de Aracaju, além de orientar seus filiados e militantes a seguir a recomendação da direção nacional de apoio ao PDT. O partido também destaca que manterá sua postura de oposição ao candidato apoiado, caso ele vença o pleito.
O PT concorreu ao pleito no primeiro turno com a candidatura de Candisse Carvalho e da vice, a professora Rosangela. A chapa conquistou o quarto lugar com 28.049 votos, o que representou 9,24% dos votos válidos - ficando atrás de Emília Corrêa (PL), Luiz Roberto (PDT) e Yandra Moura (União Brasil). Para a Câmara Municipal, a sigla reelegeu o vereador Camilo Daniel.
Durante a coletiva, Candisse reafirmou esse posicionamento de oposição independente do resultado das urnas. "Não ocuparemos nenhum cargo em nenhum governo e, se um militante do nosso partido assim o fizer, manifestamos desde já o nosso repúdio", assegurou.
"Continuaremos ao lado dos servidores públicos que denunciaram humilhações e desmandos. Manteremos as nossas críticas à gestão atual e o que ela representa. Estaremos sempre aliadas, aliados ao povo de Aracaju. Reafirmamos que seremos a verdadeira oposição em Aracaju", completou Candisse.
Corrente declara voto em branco
Mas nem todos do PT seguirão no apoio à Luiz Roberto. Logo após a confirmação do posicionamento anunciado pela direção estadual e municipal, a Tendência Petista Articulação de Esquerda - uma das correntes políticas dentro da agremiação petista - divulgou uma nota orietando pela voto branco ou nulo. Segundo o grupo, essa decisão ocorre pelo entendimento de que as duas candidaturas serem "Duas faces da mesma moeda".