Luciano Bispo se despede da presidência da Alese e mira liderança do MDB
“O partido está à deriva. Não pode continuar assim”, disse o deputado estadual Política | Por Ana Luísa Andrade 26/01/2023 12h43Após oito anos, o deputado estadual Luciano Bispo (PSD) se despede da presidência da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Passando o cargo para Jeferson Andrade (PSD), indicado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), ele assume a posição de 1º Secretário da Casa Legislativa, até o momento ocupada pelo seu sucessor.
Na manhã desta quinta-feira (26), aconteceu uma coletiva de imprensa na qual foi apresentado o balanço dos anos em que Luciano Bispo administrou a Assembleia. Emocionado, o parlamentar agradeceu aos colegas da Casa e parceiros políticos e demonstrou confiança em Jeferson Andrade: “Entrego a presidência da Assembleia tranquilamente”.
Além de relembrar conquistas e se comprometer em seguir auxiliando na gestão da Alese, o deputado também compartilhou seus planos e expectativas para o futuro, adiantando que pretende permanecer na atuação política por mais 12 anos.
Dentre as possibilidades, Luciano deixou clara aquela que mais almeja: a presidência do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Sergipe que, segundo ele, neste momento se encontra “à deriva”. “Nós não tivemos candidato a deputado estadual pelo MDB. Não tivemos candidato a vereador em Aracaju pelo MDB. Isso não existe. O MDB é um partido forte nacionalmente”, afirmou Bispo à imprensa.
O deputado foi filiado ao partido por cerca de 30 anos, migrando para o Partido Social Democrático (PSD) com o objetivo de “alcançar sucesso na eleição”.
[GALERIA][/GALERIA]
Fotos: Ana Luísa Andrade/F5 News
Outra pretensão exposta por Luciano é retornar à Prefeitura de Itabaiana, no agreste sergipano, da qual esteve à frente por quatro vezes. Contudo, apesar de afirmar que não pretende voltar como prefeito, mas sim apoiando outras candidaturas, ele antecipou que não descarta a possibilidade.
“Itabaiana passa por uma fase difícil politicamente, vendo um atraso de 12 anos. O prefeito entregou a Prefeitura ao seu líder político. É uma cidade de 103 mil habitantes e não merece passar por isso. O nosso agrupamento tem vários bons nomes para serem candidatos a prefeito, com condições de vencer as eleições. Eu só poderei ser candidato a prefeito se não tiver jeito”, disse o parlamentar.
No período ao qual ele se refere, Itabaiana foi gerida por Valmir de Francisquinho e, atualmente, por Adailton Resende Sousa, ambos do Partido Liberal (PL). Em 2012, Luciano Bispo foi derrotado por Valmir nas eleições municipais.
Balanço
Durante a coletiva, autoridades políticas e membros da Alese destacaram pontos da atuação de Luciano Bispo nos anos em que ele esteve no comando da Casa Legislativa: audiências públicas, campanhas de conscientização, implementação da Escola do Legislativo, maior transparência de dados, realização de concursos públicos para contratação de servidores, reformulação do site, reestruturação da TV Alese como TV aberta e reformas estruturais no prédio da Assembleia foram algumas das ações citadas.