Licitação do transporte da Grande Aracaju deve ser concluída até o final de 2024
Essa é a previsão do edital lançado pelo Consórcio Metropolitano Política | Por F5News 20/06/2024 10h19 - Atualizado em 20/06/2024 12h15Foi publicado nesta quinta-feira (20) o edital da licitação do transporte coletivo da Grande Aracaju, em solenidade promovida pelo Consórcio Metropolitano na Prefeitura de Aracaju. A previsão do documento é que o certame seja concluído até dezembro, com assinatura do contrato e instalação do consórcio no ano de 2025.
Como aporte, as quatro prefeituras estarão investindo um subsídio de R$ 126 milhões, rateado entre cada uma delas de acordo com o quantitativo populacional. O edital contempla dois lotes e estabelece uma frota de 473 ônibus para circular na região metropolitana.
“Começamos esse processo em 2018, construindo o consórcio e em seguida veio a pandemia, quando tivemos que paralisar nossas atividades. Depois disso, contratamos a empresa para fazer um estudo técnico, instituímos o consórcio e fizemos todo o processo, com várias reuniões, abertura de consulta pública, concessão de subsídios e toda uma série de ações. Agora, chegamos no momento final, do passo crucial, que é a publicação do edital”, considerou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.
Dentre os pontos do edital, ficou estabelecido a circulação de ônibus com ar-condicionado – que serão inseridos na rede de transporte de forma paulatina, a manutenção do preço da passagem em R$ 5 para os usuários; entre outras medidas voltadas para o setor.
O edital de licitação estará aberto para concorrência nacional de toda e qualquer empresa do setor que queira operar o sistema na Grande Aracaju. O interesse em participar da disputa já foi sinalizado por empresas que já realizam o serviço na região metropolitana, como explicou a presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Raissa Cruz.
“O edital vem dar essa maior previsibilidade e segurança para a operação desse serviço. As empresas que estão operando na cidade atualmente estão à disposição desta concorrência e estamos acompanhando todo esse processo. Esperamos que as empresas que já atuam possam ter êxito e se vierem outras, que estejam à disposição também de levar um serviço de qualidade para a população”, afirmou.
Participam da solenidade o prefeito Edvaldo Nogueira (Aracaju), presidente do Consórcio, o governador Fábio Mitidieri (Governo do Estado), e os prefeitos Padre Inaldo Luís da Silva (Nossa Senhora do Socorro), Marcos Santana (São Cristovão) e Alberto Macedo (Barra dos Coqueiros).