Governo de Sergipe amplia liberações de público em eventos; confira
Saiba o que muda com resolução definida pelo Comitê Técnico nesta quinta-feira Política | Por Will Rodriguez 09/09/2021 16h54 - Atualizado em 10/09/2021 06h32O governo de Sergipe vai ampliar o limite de público autorizado a participar de eventos públicos e privados já a partir desta semana. A decisão, conforme apurado pelo F5News, foi tomada de acordo com deliberação do Comitê Técnico Científico que monitora a pandemia durante reunião na tarde desta quinta-feira (9).
A resolução com o detalhamento das liberações deve ser publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (10) e trará como justificativa a acentuada queda de novos casos e óbitos por covid-19 no estado nas últimas semanas. Sergipe não registrou novas mortes nos últimos quatro dias.
Eventos sociais e corporativos, a exemplo de casamentos, exposições, formaturas, congressos e seminários terão o limite de público ampliado para 300 pessoas em ambientes internos e 500 pessoas em espaços abertos.
Já os eventos de lazer, a exemplo de shows e também os eventos esportivos (profissionais ou amadores), que atualmente não podem ser realizados ou não podem receber público, devem passar a contar com autorização para até 300 pessoas em ambientes internos e 500 em ambientes externos.
Contudo, no caso destes eventos - incluindo vaquejadas - a realização está condicionada a aprovação pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) de um projeto que deve ser elaborado pela organização com protocolo sanitário específico e alinhado às diretrizes das autoridades de saúde.
No caso dos jogos de futebol, a presença de público ainda não foi liberada. O governador Belivaldo Chagas (PSD) indicou, no entanto, que uma reunião deve ser convocada na próxima semana apenas para tratar sobre essa questão, que já começou a ser discutida com representantes dos times.
Durante a reunião, o governo ainda sinalizou que o toque de recolher aos sábados de 00h às 5h deve ser mantido ao menos até a próxima reunião do comitê, que deve ocorrer daqui a 15 dias.
O Comitê também permitiu que as escolas alterem o espaçamento entre as carteiras em sala de aula de 1,5m para 1m. Essa medida deve possibilitar a ampliação do número de estudantes no espaço.