Fábio renova 70% do secretariado e promete gestão preparada e capacitada
Governador eleito de Sergipe anunciou nomes de secretários nesta terça-feira (20) Política | Por F5 News 20/12/2022 11h48
Eleito com o mote 'Coragem para Renovar', o futuro governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), já deu os primeiros sinais de que pretende oxigenar a máquina pública a partir do ano que vem. Junto à ampliação do número de secretarias que vão lhe auxiliar na gestão estadual, o novo chefe do Executivo promoveu uma renovação de mais de 70% dos quadros no primeiro escalão do governo.
“Eu acho que mais que ampliar a produção, é a competência. Temos que buscar o político que tenha capacidade técnica e o técnico que tenha capacidade para fazer política. Digamos que nós colocamos aqui um perfil de secretariado novo, disposto, jovem, preparado e capacitado, dentro do perfil do nosso governo e da nossa visão”, disse Mitidieri durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (20). Na ocasião, ele anunciou os nomes que irão compor seu secretariado.
Cercada de uma intensa especulação, a composição da linha de frente da gestão de Fábio Mitidieri chama atenção por mudanças expressivas em áreas que eram bem avaliadas internamente, como é o caso da Educação e Fazenda. Saem Josué Modesto Sobrinho e Marco Antônio Queiroz e entram Zezinho Sobral, o vice-governador, e Sarah Andreozzi, respectivamente - conheça o perfil da nova secretária. Jorginho Araújo na Casa Civil e Cristiano Barreto na Secretaria de Governo também são nomes que só passaram a ser especulados nos últimos dias.
Mitidieri encontrará a casa bem mais arrumada do que quando seu antecessor, o governador Belivaldo Chagas (PSD), assumiu, especialmente do ponto de vista fiscal. Os salários dos servidores estaduais estão em dia, por exemplo, e, pelos cálculos do governo, Fábio encontrará cerca de R$450 milhões nos cofres estaduais.
“Eu acho que o governo que eu herdo é um governo organizado, saneado. Belivaldo Chagas foi um grande governador e agora me passa essa bola para que a gente possa fazer com que Sergipe dê esse grande salto, que é a expectativa de todo sergipano”, avaliou Fábio em entrevista anterior ao F5 News, após cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em 2022.
Essa conjuntura, no entanto, lhe impõe o desafio não somente de inovar, como também de dar ainda mais efetividade a algumas políticas públicas já executadas, a exemplo do sistema de avaliação da educação básica, do cartão Mais Inclusão e da interlocução com agentes da cadeia produtiva do gás.
O cenário também permitiu a Fábio trilhar o caminho oposto do de Belivaldo no início do governo. Se há quatro anos foram feitos cortes de despesas fixas, agora o número de secretarias foi ampliado e algumas pastas foram recriadas, como é o caso da Comunicação e Meio Ambiente. Mas será preciso capacidade administrativa para que a máquina pública não volte a ficar inflada.
“Tenho muita confiança nessa equipe. As pessoas que estão no nosso secretariado ou já estavam são pessoas que estão conectadas com a nossa visão, são capazes; algumas já mostraram competência na gestão do governador Belivaldo Chagas, e entendemos que elas têm o perfil para esse novo momento”, concluiu Fábio Mitidieri durante a coletiva.
Ao longo da semana, serão anunciadas as secretarias que irão compor o segundo escalão da gestão.