Fábio Mitidieri: “Meu pré-candidato é Luiz Roberto. Com ele que vou caminhar e subir ladeira”
Governador fala sobre pré-candidaturas no bloco e confirma apoio ao nome do pedetista no pleito em Aracaju Política | Por Daniel Soares 21/06/2024 18h30Faltando um mês para o início do período para as convenções partidárias, e com vários nomes trabalhando pelo fortalecimento das pré-candidaturas visando a eleição municipal em Aracaju, tudo pode acontecer. No entanto, algo que parecer ser irreversível é o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD) ao nome do pré-candidato Luiz Roberto (PDT).
Líder maior do grupo que administra o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Aracaju – esta, hoje comandada por Edvaldo Nogueira (PDT) – Fábio assegura que irá cumprir o apalavrado com o atual prefeito da capital. Como Luiz Roberto é o nome indicado por Edvaldo para sua sucessão, Mitidieri refirma que é neste palanque que subirá na hora do pleito.
“Meu pré-candidato é Luiz Roberto. Com ele que eu vou caminhar com ele e subir ladeira, conversar com as pessoas. Porque, embora eu respeite o direito de todo, a gente tem que ter lá e posição. E a minha posição é essa: estarei com o Luiz Roberto em 2024 nas caminhadas”, afirmou o governador, em entrevista ao Portal F5 News.
Ao falar que respeita o direito de todos, Mitidieri se refere às demais pré-candidaturas oriundas do bloco governista. Hoje, quatro nomes se colocam à disposição da disputa: além de Luiz Roberto, a deputada federal Yandra Moura (União Brasil), o vereador Fabiano Oliveira (Progressistas) e a ex-secretária Danielle Garcia (MDB) também querem concorrer ao cargo.
O governador diz que esperava a união em torno de um nome único, mas respeita que cada um busque o seu espaço. “Todo mundo está construindo sua história, construindo seu caminho. É cada um agora caminhando para abraçar as pessoas, conversar, dialogar. Acho que é isso que tem que ser feito. Só peço um pouquinho de maturidade, calma, responsabilidade e conhecimento”, analisou.
Fábio diz que prefere ver o lado bom da coisa e, inclusive, acredita que ter vários nomes na disputa é algo positivo. “Óbvio que eu queria que tivesse uma única candidatura, que era o ideal na minha forma de enxergar. Mas havendo uma divisão, são mais opções para a população, mais poder de escolha”, assegurou o governador.“E que bom que o agrupamento tem grandes nomes para apresentar à população. Já acompanhei momentos em que a gente tinha dificuldade de encontrar um nome e hoje temos tantas opções. Isso mostra que o grupo é forte. E se tiver maturidade, vai continuar forte”, completou Mitidieri.
Apoio importante
Em que pese a campanha eleitoral só comece em 16 de agosto, as falas e atitudes de Fábio Mitidieri neste momento tem um peso importante para viabilizar o nome de Luiz Roberto. Esta semana, o governador já apareceu em um vídeo mostrando apoio à caminhada do pré-candidato e também marcou presença no ato de lançamento de um movimento em prol do pedetista realizado nesta sexta-feira (21).
Esse movimento serve para afastar qualquer hipótese de mudança no compromisso com Edvaldo Nogueira. E a imagem do governador pode ser o combustível a mais no projeto do pedetista, que até o momento tem tido um resultado aquém nas pesquisas eleitorais realizadas até o momento, ficando atrás dos nomes das concorrentes Yandra Moura e Danielle Garcia. Mas para este cenário, Mitidieri tem a resposta pronta: “pesquisa boa é a urna”.
“Respeito muito pesquisa. Trabalho com pesquisas, inclusive. Mas a pesquisa boa é a urna. Do contrário, não precisaria fazer eleição, bastava fazer uma pesquisa. É normal a futurologia. Pesquisa é um retrato do hoje. Às vezes, está se mostrando o retrato do momento em que você está iniciando uma trajetória, onde as pessoas ainda não estão focadas em eleição”, analisou.
Tem uma coisa que eu digo muito, que existe o tempo da política e o tempo da sociedade. O político, ele já está pensando em campanha há muito tempo. Se for analisar pesquisas, todas indicam mais de 50% de indecisos. Só mostra claramente que população não está focada na eleição, não está nem olhando quem são os seus candidatos. Está muito claro que o foco do povo não está em campanha”, finalizou Mitidieri.