Fábio Mitidieri faz avaliação do seu primeiro ano à frente do Governo
Governador diz que conseguiu imprimir sua cara à gestão: "Demos um ritmo acelerado" Política | Por Daniel Soares 22/12/2023 12h04O Governo do Estado realizou na manhã desta sexta-feira (22) a 6ª edição do Café ponto Gov, onde o governador Fábio Mitidieri (PSD) fez uma avaliação das ações do Executivo em 2023 - o primeiro ano do seu mandato. Ele avaliou disse que conseguiu imprimir sua cara na gestão, mas destacou que ainda há o que melhorar.
Segundo Mitidieri, 2023 começou com uma interrogação sobre o Governo, mais especificamente sobre ele. "Quem é Fábio, o que é Fábio, como Fábio pode administrar esse Estado, esse jovem de 45 anos que ainda não tinha passado pelos Executivos públicos", ponderou. No entanto, o governador avalia que, apesar das incredulidades, ele conseguiu surpreender.
"Chegamos e demos um ritmo acelerado - o que ficou uma marca nossa. É um Governo que trabalha muito, que não dorme e que tem ações em todas as áreas. Que traz números que são concretos, que mostram à sociedade, que é uma gestão que veio com uma cara nova, com um jeito novo e que está dando certo", disse Mitidieri.
Para o próximo ano, Fábio disse que a expectativa é melhorar as metas e corrigir aquilo que não foi possível ainda. "Vamos dobrar a aposta. Continuar acelerando as ações, repetindo aquilo que deu certo e trazendo o que ainda não pôde sair do papel. Nos programas sociais, acredito que o próximo ano promete ser ainda melhor e ter muito mais realizações", afirmou o governador.
Ações
No Café ponto Gov, todas as áreas foram apresentadas com suas ações e conquistas, tendo destaque para a segurança, geração de emprego, saúde, obras, além da confirmação de concursos públicos para o próximo ano.
Fábio comemorou os dados da segurança no Estado, com a diminuição de vários indicadores, como o de homicídios. "Os números falam por si só. Temos redução em todas as áreas da violência. E isso mostra o compromisso em proteger e salvar a vida dos sergipanos", defendeu.
Na geração de empregos, o gestor falou do Programa Primeiro Emprego, que atendeu 420 jovens, além de destacar a queda na taxa de desemprego. "Você pega o Caged, que é um número oficial, mostra o quanto o Sergipe cresceu na geração de emprego e renda", disse Mitidieri.
O governador confirmou também a realização de concursos para a Polícia Militar e para a Educação no próximo ano e lembrou das recentes convocações para a Emdagro e para a Polícia Civil. "É um governo que tem compromisso com os servidores públicos e que está renovando seus concursos", analisou.
Além disso, a execução de políticas de saúde, como o Opera e Enxerga Sergipe, receberam uma avaliação positiva do chefe do Executivo. "Foram projetos que ajudaram a vida dos sergipanos", afirmou Mitidieri.
Sobre seu secretariado para o próximo ano, o governador disse que não devem haver grandes mudanças. "Estou muito satisfeito com a equipe que nos proporcionou tudo isso. É um time muito determinado, aguerrido. Se tivermos mudanças, serão por questões pessoais, pelas eleições de 2024, mas nada que interfira na dinâmica do trabalho", antecipou Mitidieri.