Ex-vereador de Capela é preso por descumprimento de acordo judicial
A prisão foi feita em função da suspeita de crimes contra a administração pública Política | Por F5 News 28/02/2024 15h39 - Atualizado em 28/02/2024 15h46Nesta quarta-feira (28), o ex-vereador José Adaltro dos Santos, irmão do ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita, foi preso preventivamente por descumprir o acordo de prisão domiciliar noturna e nos dias de folga. O acordo também proibia o ex-vereador de se ausentar do estado por mais de dez dias.
Segundo a Polícia Civil, a prisão foi realizada em decorrência de um mandado expedido pela juíza Cláudia do Espírito Santo, devido à suspeita de crimes contra a administração pública atribuídos a José Adaltro, que exerce função legislativa no município.
José Adaltro já havia sido detido em 2020 durante a Operação Mamulengo, em meio a denúncias relacionadas a crimes como falsidade ideológica, peculato e inserção de dados falsos em sistema de informação.
Além disso, ele é investigado por supostamente participar de uma organização criminosa, envolvendo a apropriação de recursos públicos destinados a diárias de servidores da Câmara Municipal de Capela, em Sergipe.
No acordo do habeas corpus, ficou estipulado que a liberdade de José Adaltro estaria condicionada ao seu afastamento do cargo de vereador, à restrição de acesso às dependências da Câmara Municipal de Capela e à proibição de contato com testemunhas e outros envolvidos no processo.