Emília Corrêa retira denúncia contra Professor Bittencourt após retratação
O vereador fez uma retratação pública na Câmara de Aracaju nesta terça-feira (4) Política | Por F5 News 04/07/2023 17h24A vereadora Emília Corrêa (Patriota) retirou a denúncia que havia protocolado contra o vereador Professor Bittencourt (PDT), após o parlamentar fazer uma retratação pública em plenário, na Câmara de Vereadores de Aracaju, nesta terça-feira (4).
A denúncia tinha como base declarações feitas pelo vereador durante a sessão do dia 31 de maio passado, no momento em que Bittencourt dizia que a vereadora estava olhando de maneira sedutora e que sua esposa ficaria com ciúmes.
Para que a denúncia fosse investigada pela Comissão de Ética da Câmara, era necessária a aprovação no plenário da Casa Parlamentar. No entanto, durante a votação, o vereador Professor Bittencourt surpreendeu ao subir à tribuna e pedir desculpas publicamente por sua conduta. Ele reconheceu que errou ao fazer tais insinuações e destacou sua trajetória política, que sempre foi pautada na defesa das mulheres e dos direitos humanos.
"Vivemos em uma sociedade carregada de preconceitos de origem estrutural. A base de formação da sociedade brasileira é patriarcal, racista, machista, homofóbica e capacitista. Qualquer um de nós incorre em erros e quem não errou que atire a primeira pedra. Acho que na fala daquele dia, da presença da vereadora Emília Corrêa na minha frente e do calor do momento, ela foi uma fala infeliz. Assumo publicamente a infelicidade dessa fala, que foi um erro. Peço desculpas novamente", disse o vereador durante a sessão.
A atitude do vereador parece ter sensibilizado a vereadora Emília Corrêa, que decidiu retirar a denúncia contra ele. Em seu pronunciamento, Emília afirmou que, diante das desculpas públicas e do reconhecimento do erro por parte do vereador, acredita que a retratação é um passo importante para a reconciliação e o respeito no ambiente legislativo.
"Houve uma retratação. Com essa retratação, tecnicamente falando, a gente entende que todas essas falas anteriores ditas pelo vereador Bittencourt foram um equívoco. Foi um erro. Um excesso. Isso no processo político, jurídico e histórico já é uma grande evolução. Essa é a importância de denunciar, até então não tinha havido uma retratação", disse a vereadora.