Eliane Aquino vai recorrer da decisão do TRE que indeferiu candidatura
Petista tenta manter seu nome na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados Política | Por F5 News 14/09/2022 11h45 - Atualizado em 14/09/2022 12h22A candidata a deputada federal, Eliane Aquino (PT), anunciou nesta quarta-feira (14) que vai recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) após sua candidatura ter sido impugnada na última segunda (12).
A vice-governadora afirmou que inicialmente havia pensado em não recorrer, porém alegou se sentir incomodada e apontou duas razões principais para recorrer da decisão. “A primeira é que a lei me permite lutar até o fim. O segundo ponto é que eu sei da minha ética, do meu compromisso com o povo de Sergipe”, declarou a candidata.
O Ministério Público Eleitoral pediu pela impugnação da candidatura da vice-governadora, alegando que ela não se desincompatibilizou dos cargos de presidente de conselhos deliberativos de órgãos públicos. A Justiça eleitoral acatou o argumento contrário à petista.
Eliane voltou a afirmar que não tinha recebido nenhuma orientação para a desincompatibilização: “Na vice-governadoria eu não tinha assessoria jurídica. Eu nunca fui alertada por ninguém da atual gestão. Se alguém está falando que me avisou, é mentira. Se eu achasse que estaria infringindo algo, eu mesmo me recolheria”, disse a petista.
Ao lado de Eliane Aquino, estavam o candidato ao governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), e o candidato ao Senado, Valadares Filho (PSB).
Já próximo ao período eleitoral, Eliane ainda respondia como presidente dos conselhos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (IPES/SE).
Matéria em atualização.