Eleições em Aracaju: as apostas dos candidatos no 1º programa eleitoral
Candidatos focaram em apresentar biografias e no uso de padrinhos políticos Política | Por F5News 30/08/2024 17h44 - Atualizado em 30/08/2024 17h53A estreia do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral nas emissoras de Rádio e Televisão aconteceu nesta sexta-feira (30) com as propagandas dos candidatos à prefeitura de Aracaju em 2024.
Dos oito candidatos que concorrem ao Executivo da capital sergipana, seis possuem tempo de propaganda gratuita, conforme a legislação eleitoral.
As peças publicitárias exibidas neste primeiro dia focaram na apresentação dos candidatos e no uso de padrinhos políticos.
O candidato Luiz Roberto (PDT) iniciou o seu programa com uma narrativa que apelava aos eleitores para que não deixem Aracaju “cair em mãos erradas”. Houve uma rápida apresentação da sua biografia e, com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e do governador Fábio Mitidieri (PSD), conclamou o eleitorado à mobilização para continuidade dos projetos da atual gestão. “Não podemos correr o risco de perder as conquistas que alcançamos nos últimos anos”, disse.
Na liderança das pesquisas de intenção de voto, a candidata Emília Corrêa (PL) fez uma breve apresentação, disse desejar ser a primeira mulher a ser eleita prefeita de Aracaju e trouxe declarações da população enfatizando o desejo de melhorias na educação, saúde e transporte. “Saber o que a nossa cidade precisa não é tão difícil, agora ter coragem para fazer bem feito, fazer com qualidade e responsabilidade, aí é outra história”, afirmou, encerrando o seu programa ao lado do candidato a vice, Ricardo Marques.
Com apenas 24 segundos, a candidata Niully Campos (Psol) já iniciou seu programa apresentando dados sobre habitação na capital, segundo os quais, existem 25 mil famílias sem moradia na cidade. Ela prometeu zerar o déficit. “Nós vamos construir moradias populares a um custo reduzido”, apontou.
Já Yandra Moura (UB) resgatou imagens da convenção que homologou sua candidatura para conduzir a narrativa do primeiro programa. Ela também utilizou fala povo e elencou aspectos da sua atuação política numa clara tentativa de fazer frente à crítica de inexperiência, já que ela é a candidata mais jovem da disputa. “Sei da minha responsabilidade. Estou pronta para continuar o que está bom, pronta para transformar o que precisa ser transformado”, declarou.
A candidata Candisse Carvalho (PT) utilizou todo o seu tempo para fazer um resumo biográfico em primeira pessoa, enfatizando episódios da sua infância e juventude que, segundo ela, despertaram o interesse pela política junto à atuação como jornalista. Ela também manteve a estratégia de associação de sua imagem à do presidente Lula. “Agora Aracaju tem Candisse de Lula trabalhando por soluções na medida certa”, disse.
A candidata Danielle Garcia (MDB) se apresentou como uma figura já conhecida dos aracajuanos e destacou sua atuação como delegada, como secretária de Estado da Mulher e também os votos que recebeu em eleições passadas. “Quero ser a prefeita que Aracaju precisa”, afirmou ao elencar o nome de algumas de suas propostas ligadas, principalmente, à saúde e direitos sociais.
Horário eleitoral
Na televisão, o horário eleitoral gratuito ocorre das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Já na rádio, os blocos de propaganda eleitoral são transmitidos das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
Além dos blocos de propaganda, a legislação prevê a exibição de 70 minutos diários em inserções de até 1 minuto, que serão distribuídas ao longo do dia, inclusive aos domingos, para os cargos de prefeito e vereador.
A legislação não prevê a transmissão em cadeia para a propaganda eleitoral de vereadores.