Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio Política | Por F5News 02/05/2024 13h31O ministro Márcio Macedo voltou a ser alvo de críticas públicas do presidente Lula. Esse movimento teria reforçado as expectativas de sua possível saída do governo numa próxima reforma ministerial, conforme apuração da coluna de Mônica Bergamo publicada pelo jornal Folha de São Paulo nesta quinta-feira (2).
A reclamação do chefe do Executivo ocorreu durante o ato unificado com centrais sindicais para celebrar o 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho. Durante seu discurso no palanque, o petista disse que o ato havia sido “mal convocado”.
“Vocês sabem que ontem eu conversei com ele [Márcio Macêdo] sobre esse ato e disse para ele: ‘Ô Márcio, o ato está mal convocado’. O ato está mal convocado, nós não fizemos o esforço necessário para levar a quantidade de gente que era preciso levar, mas, de qualquer forma, eu estou acostumado a falar com mil, com milhão, mas também se for necessário eu falo apenas com a senhora que está ali na minha frente”, disse Lula.
A reportagem da Folha afirma que, diante das preocupações de Lula, Macedo procurou o pré-candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos, conhecido por sua habilidade de mobilização. No entanto, a tentativa de turbinar a presença no evento foi feita em cima da hora, tornando-a praticamente inviável.
“Essas demonstrações públicas de descontentamento por parte do presidente levantam questões sobre o futuro de Macedo no governo. As expectativas sobre sua possível saída ganham força à medida que Lula reitera suas críticas, evidenciando tensões internas que podem resultar em mudanças ministeriais”, diz a publicação.
Chefe da Secretaria-Geral da Presidência, é Márcio o responsável pela articulação com os movimentos sociais que formam boa parte da militância governista, mas não é de hoje que especula-se a insatisfação do presidente com a condução do ministro sergipano.
Em dezembro do ano passado, durante o evento natalino dos catadores de papel em São Paulo, Lula já tinha expressado incômodo com o desempenho do ministro. “Eu esperava que você e os catadores tivessem feito mais”, declarou o presidente.
Nos corredores do Palácio do Planalto, de onde Márcio Macedo também despacha, não são poucos os relatos de que a pasta conduzida por ele é vista como “apática” e “pouco lembrada” dentro do próprio governo.
Pelas redes sociais, o ministro-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta, saiu em defesa de Macedo afirmando que ele é uma pessoa de confiança do presidente Lula que “tem um papel muito importante no nosso governo”.
O ministro Márcio Macedo não se manifestou publicamente sobre o assunto até a publicação desta notícia. O F5News não conseguiu contato. O espaço segue à disposição.