Conheça propostas dos candidatos ao Governo de Sergipe para Mobilidade Urbana
F5 News continua a série com aspectos dos planos de governo em setores essenciais Política | Por F5 News 16/09/2022 20h00Para subsidiar a decisão livre e consciente, o F5 News segue apresentando as propostas que constam nos planos dos candidatos ao Governo de Sergipe para áreas de grande impacto social. Já foram enfocados os campos de Saúde Pública, Educação, Segurança Pública, Economia, Meio Ambiente e Esporte e Lazer. Agora, o leitor confere as ações previstas por cada um especificamente para Transportes e Mobilidade Urbana.
Ao longo desse período, o portal está divulgando o conteúdo sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. A publicação dos principais aspectos para cada setor se dá por ordem alfabética do nome do candidato.
Os planos de governo completos estão disponíveis no campo Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conheça alguns pontos das propostas dos candidatos ao cargo máximo do Executivo sergipano para Transportes e Mobilidade Urbana:
Alessandro Vieira (PSDB)
O candidato do Partido da Social Democracia Brasileira afirma, em seu plano de governo, que o Estado deve explorar “de maneira inteligente” todos os modais de transporte disponíveis: rodoviário, hidroviário, rodoviário, dutoviário e aeroviário.
Para isso, Alessandro Vieira propõe captar recursos públicos e privados para finalizar a duplicação da BR-235 entre Aracaju e Carira e para realizar a continuação da BR-101, entre o Parque dos Faróis e a João Bebe Água (SE-065).
O candidato também se compromete em, se eleito, iniciar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para a inclusão do modal ferroviário de transporte interligado ao Porto de Sergipe, e em coordenar, junto ao Governo Federal, a retomada das operações do trecho sergipano da Ferrovia Centro-Atlântica, além de propor a criação de uma infraestrutura necessária para implantação do transporte hidroviário de bens e mercadorias.
Alessandro Vieira também menciona a promoção da transparência e a revisão dos contratos de transportes intermunicipais, além de propor garantir o transporte para estudantes do ensino fundamental e médio e criar um sistema de cooperação entre o governo estadual e os governos municipais, visando maximizar o acesso ao transporte universitário aos estudantes do interior que precisam se deslocar diariamente.
Antônio Cláudio (DC)
O candidato do partido Democracia Cristã traz em sua proposta de governo o “Projeto Rodando Suave”, no qual se compromete com a reestruturação das rodovias estaduais, por meio de estudos para duplicações daquelas de maior fluxo, objetivando conforto e segurança.
Antônio Cláudio também pretende promover parcerias com pequenos municípios para pavimentar as rodovias secundárias de acesso aos povoados rurais.
Aroldo Félix (UP)
O candidato da União Popular (UP) menciona a necessidade de uma Administração Estatal e com Controle Popular do transporte público e redução das passagens, e propõe implementar o passe livre intermunicipal para os estudantes de todas as séries e etapas do ensino, inclusive de instituições de ensino superior públicas.
Aroldo Félix também sugere a criação de uma Empresa Estadual de Transporte Público que garanta o serviço de qualidade, com tarifas populares e valorização dos profissionais, cobradores e motoristas.
Elinos Sabino (PSTU)
O candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) traz em seu plano de governo a proposta de gratuidade nos transportes coletivos intermunicipais e municipais.
Fábio Mitidieri (PSD)
O candidato do Partido Social Democrático pretende apoiar obras de melhoria da infraestrutura viária e do sistema de transportes, como corredores de ônibus e faixas exclusivas, terminais de passageiros e paradas de ônibus com acessibilidade e a elaboração de um “Plano Cicloviário de Sergipe”, com a criação de ciclorotas, ciclofaixas e ciclovias estaduais.
Fábio Mitidieri também pretende, se eleito, apoiar a implementação do Consórcio de Transporte Metropolitano; estruturar o Sistema de Transporte Intermunicipal e elaborar o Plano Estadual de Mobilidade Urbana, melhorando o fluxo de informações com os usuários.
O candidato também menciona a necessidade de empreender ações próprias e junto à União, aos municípios e à iniciativa privada, para assegurar o equilíbrio no sistema de Transporte Público, com análise de medidas de compensação e/ou financiamento subsidiado para o sistema, inclusive o alternativo.
Entre outras medidas, Mitidieri pretende criar uma linha de crédito do Banese específica para o transporte intermunicipal e elaborar estudos visando a implantação de modais de transporte fluvial intermunicipais, com viés de transporte coletivo.
Niully Campos (PSOL)
A candidata do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) traz como propostas para transporte e mobilidade urbana a ampliação do transporte público, com substituição progressiva do diesel por biocombustíveis e a tarifa zero nos transportes públicos, além da licitação e estatização do sistema de transporte público na capital e região metropolitana.
Niully Campos também propõe investir nos transportes coletivos e outros modais como forma de promover a "transição energética justa e o combate às mudanças climáticas".
A candidata também aborda a questão do transporte público no âmbito da educação, quando menciona a estruturação da rede de educação para a inclusão em todos os aspectos físicos, incluindo o de transporte.
Rogério Carvalho (PT)
O candidato do Partido dos Trabalhadores não menciona em seu plano de governo propostas para a área de Transporte e Mobilidade Urbana.
Valmir de Francisquinho (PL)
O plano de governo do candidato do Partido Liberal traz entre suas propostas a construção de uma rodovia que ligue a BR-101 à Zona de Expansão, de outra que ligue a Zona Norte à Zona de Expansão e de uma ponte que ligue a avenida Tancredo Neves aos bairros Coroa do Meio e Atalaia.
Valmir de Francisquinho também propõe a duplicação da Rodovia que liga o bairro Aruana ao Mosqueiro e a implementação de uma Avenida Perimetral Sul, que ligaria o bairro Santa Gleide ao Mosqueiro, além da implementação da Linha Azul, que ligaria a BR-101 à Rota de Fuga no bairro Aeroporto.
O candidato também sugere a criação de um anel viário com galpões para reduzir o trânsito de veículos de grande porte dentro da grande Aracaju, a reativação da escola pública de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e a modernização do órgão com aquisição de novas tecnologias.
Valmir de Francisquinho também propõe a participação no Consórcio da Região Metropolitana para coordenação e planejamento da licitação do transporte público na Grande Aracaju via Agrese; e o desenvolvimento de uma política do bilhete único e uso do cartão de passagem para o transporte intermunicipal.