Conheça propostas dos candidatos ao Governo de Sergipe para Esporte e Lazer
F5 News continua a série com aspectos dos planos de governo em setores essenciais Política | Por F5 News 14/09/2022 20h30A quase duas semanas do primeiro turno das Eleições 2022, que ocorre no dia 2 de outubro, muitos eleitores ainda podem estar indecisos quanto aos respectivos votos para o Governo de Sergipe.
Para subsidiar a decisão livre e consciente, o F5 News segue apresentando as propostas que constam nos planos de governo dos candidatos para áreas de grande impacto social. Já foram enfocados os campos de Saúde Pública, Educação, Segurança Pública, Economia e Meio Ambiente. Agora, o leitor confere as ações previstas por cada um especificamente para Esporte e Lazer.
Ao longo desse período, o portal está divulgando o conteúdo sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. A publicação dos principais aspectos para cada setor se dá por ordem alfabética do nome do candidato.
Os planos de governo completos estão disponíveis no campo Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conheça alguns pontos das propostas dos candidatos ao cargo máximo do Executivo sergipano para Esporte e Lazer:
Alessandro Vieira (PSDB)
O candidato do Partido da Social Democracia Brasileira estabelece como compromisso criar, no primeiro ano de gestão, a Lei de incentivo ao esporte em Sergipe, visando a possibilidade de incentivo fiscal para fomentar projetos de caráter esportivo e paradesportivo, mediante o patrocínio e doação de contribuintes do ICMS.
Alessandro Vieira também se propõe a lançar edital anual de apoio ao esportista com foco no financiamento de passagens/transporte e alimentação para competições e, ainda, edital anual de bolsas mensais para jovens esportistas; criar e ampliar centros esportivos públicos diversos e localizados em todas as regiões do estado, possibilitando o acesso universal aos espaços de esporte.
Também são apresentados como compromissos no plano de governo do candidato do PSDB implementar programas de esporte paralímpico em escolas e Centros Esportivos; a reforma do espaço de skate (skatepark) da Orla de Atalaia e criar, no primeiro ano de gestão, o Conselho de Projetos Esportivos e Paradesportivos.
Antônio Cláudio (DC)
O candidato do partido Democracia Cristã traz em sua proposta de governo a implantação de um programa de valorização do esporte junto aos jovens na rede educacional pública; o estímulo a atividades de lazer que valorizem a cultura local e a criação de profissionais de carreira junto às secretarias das áreas para garantia de continuidade das ações.
Antônio Cláudio também estabelece em seu plano a abertura das escolas estaduais para atividades esportivas nos finais de semana, a partir da implantação do Projeto Mais Esporte na Escola, com valorização das modalidades mais populares e de maior adesão com menor custo, a exemplo de futebol e capoeira.
Aroldo Félix (UP)
O candidato da União Popular (UP) expõe, em seu plano de governo, a promoção da prática esportiva entre a juventude. Essa medida inclui o fomento às federações e ligas esportivas e melhorias na infraestrutura nas escolas, praças públicas, centros esportivos e ciclovias.
Nesse sentido, Aroldo Félix pretende ainda garantir apoio às entidades estudantis e atléticas universitárias para realização de jogos estudantis no estado, além de criar um Fundo de Apoio aos Jovens Atletas.
Elinos Sabino (PSTU)
O candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) apresenta, como uma das segmentações de seu plano de governo, “Educação, Cultura, Esporte e Lazer públicos, gratuitos e de qualidade para todos”.
Elinos Sabino pretende, no governo, dotar as escolas públicas de equipamentos que contribuam na educação da criança e dos jovens, como quadras poliesportivas e piscinas.
Fábio Mitidieri (PSD)
O candidato do Partido Social Democrático se compromete em implantar um projeto que coloque Sergipe no cenário brasileiro de esporte, entre outras muitas medidas elencadas em seu plano de governo.
Fábio Mitidieri também pretende viabilizar o apoio ao futebol sergipano e suas equipes, além de propor criar e implantar o programa “Bolsa Atleta e Paratleta” estadual, que destinaria ajuda financeira aos atletas de diversas modalidades e paratletas de modalidades adaptadas. Outro programa é o “Adote um Atleta”, possibilitando apoio da iniciativa privada e de pessoas físicas aos atletas e paratletas.
O candidato propõe também ampliar o programa “Escolas de Esporte”, como forma de melhorar o rendimento esportivo e escolar dos alunos (6 a 17 anos), por meio da criação de polos regionais de centros de aperfeiçoamento esportivo e escolar, e também regulamentar a participação de professores especialistas em modalidades, sugerindo ainda o retorno das aulas de artes marciais nas escolas públicas.
Mitidieri pretende criar uma Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, com autonomia e orçamento compatível com os projetos a serem executados e atuação descentralizada para as regiões, e também um o Sistema Estadual do Esporte, com Conselho Estadual, Fundo Estadual do Esporte e Plano Estadual do Esporte.
Quer ainda criar uma Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, que viabilize a articulação de políticas públicas para o setor, e ampliar e qualificar a infraestrutura esportiva no estado, com manutenção continuada desses espaços, além de propor a construção de novos espaços, como “parques radicais” e ginásios poliesportivos.
Especificamente para a área de lazer, o candidato menciona, além de outros pontos, a criação do programa “Movimenta Sergipe”, o apoio a projetos esportivos de inclusão social desenvolvidos por instituições, ONGs e pessoas físicas, com a entrega de "kits" de material esportivo, e ainda o fomento ao “Circuito Estadual de Corrida de Rua”, com promoção e apoio à realização de provas pelas prefeituras e organizações desportivas e privadas.
Niully Campos (PSOL)
Para a área de Esporte e Lazer, a candidata do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) se propõe a defender a implementação de programas culturais, a exemplo da capoeira, do grafite, hip-hop, caminhada para oxalá, parada LGBTQIAP+ etc., a fim de viabilizar “outras possibilidades de vida que não somente o acesso ao lazer”.
Rogério Carvalho (PT)
O candidato do Partido dos Trabalhadores não menciona em seu plano de governo propostas para a área de Esporte e Lazer.
Valmir de Francisquinho (PL)
O plano de governo do candidato do Partido Liberal aborda a temática de Esporte e Lazer dentro do aspecto da “Economia Criativa: cultura, esporte, turismo, lazer e economia digital”, onde é afirmado que o esporte deve ser considerado uma ação importante na políticas para a melhoria da qualidade de vida da população e a redução do índice de evasão escolar.