Conheça propostas dos candidatos ao Governo de Sergipe para a economia | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2022
Conheça propostas dos candidatos ao Governo de Sergipe para a economia
F5 News continua a série com pontos dos planos de governo em setores essenciais
Política | Por F5 News 09/09/2022 21h00


A menos de um mês do primeiro turno das Eleições 2022, que ocorre no dia 2 de outubro, muitos eleitores ainda não escolheram seus candidatos ao Governo de Sergipe.

Por isso, o F5 News iniciou, na sexta-feira (2/9), uma série de matérias sobre as propostas desses candidatos para áreas de grande impacto social, começando pela Saúde Pública e prosseguindo com a Educação e com a Segurança Pública. Dessa vez, o foco está na política econômica para o Estado. 

Ao longo desse período, o portal está divulgando o conteúdo sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. A publicação dos principais aspectos para cada setor se dá por ordem alfabética do nome do candidato.

Os planos de governo completos estão disponíveis no campo Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conheça alguns pontos das propostas dos candidatos ao cargo máximo do Executivo sergipano para a Economia:

Alessandro Vieira (PSDB)

O candidato do Partido da Social Democracia Brasileira traz em seu plano de governo dez temas elencados sob o título “Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade”. São eles: Geração de Emprego;  Agricultura, Pecuária, Aquicultura e Pesca; Turismo e Eventos; Cultura e Economia Criativa; Tecnologia e Inovação; Polos Industriais Sustentáveis; Infraestrutura e Transporte; Atração de Investimentos; Melhoria do Ambiente de Negócios; Sustentabilidade, Urbanismo e Restauração Ambiental.

Entre as muitas propostas apresentadas no plano de governo de Alessandro Vieira, são colocados na qualidade de compromissos: gerar 100 mil postos de trabalho (incluindo microempreendedores individuais) ao longo de sua gestão; planejar a realização periódica de concursos públicos; reestruturar os Núcleos de Apoio ao Trabalhador (NAT) e implantar unidades nos 20 maiores municípios.

O candidato pretende também criar o “Empreenda-SE”, programa com atuação descentralizada em polos regionais com o objetivo de fortalecer as vocações de cada região; mapear os/as agricultores/as familiares do Estado para dar o suporte para regularização, emissão e renovação da DAP (CAF), fortalecer cooperativas e estabelecer uma política tributária que estimule a agricultura, pecuária, aquicultura e pesca.

Alessandro Vieira se propõe ainda a implantar a Agência de Atração de Investimentos de Sergipe, voltada à captação de recursos internacionais;  transformar o Banese em um banco de fomento e simplificar o ambiente de negócios, com  mecanismos de agilidade na concessão de alvarás e no licenciamento de empresas, principalmente em atividades de baixo risco. 

Antônio Cláudio (DC)
O candidato do partido Democracia Cristã traz em sua proposta de governo o “Projeto Mais Trabalho Mais Dignidade”, que visa, de forma conjunta com Ação Social, buscar as necessidades de capacitação do jovem e outras faixas etárias para atendimento real das necessidades compatíveis com os investimentos do estado no crescimento econômico. Desta forma, se pretende atender necessidade dos desempregados e dos já trabalhando que almejem crescer profissionalmente ou aqueles que queiram empreender. 

Outro projeto do programa de Antônio Cláudio é o “Campo Mais Forte”, cujo objetivo é fomentar crescimento das atividades rurais de acordo com as regionalidades, facilitando o apoio instrumental aos produtores e revendo possibilidades de melhores financiamentos. O candidato pretende ainda incentivar o jovem no campo em atividades rurais com apoio informatizado, incluindo disponibilização gratuita de aplicativos para uso em celulares que facilitem o planejamento da produção rural.

Também exposto no plano de governo da DC, o “Projeto Turismo Sergipe em Destaque”, que reestrutura os principais pontos turísticos nos diversos municípios de Sergipe; promove incentivo fiscal para todas as atividades turísticas que gerem renda e emprego e divulga de forma planejada, sistemática e permanente os potenciais turísticos de Sergipe.

Aroldo Félix (UP)
O candidato da União Popular (UP) ao Governo de Sergipe pretende, entre outras propostas, realizar uma auditoria da dívida pública do Estado com entes estatais e privados; reestatizar empresas públicas estratégicas; reduzir imediatamente tarifas de água e esgoto e fortalecer o Banese, ampliando sua capacidade de investimento público em infraestrutura. 

Aroldo Félix pretende ainda revisar a política de isenções fiscais às grandes empresas; fazer auditoria dos grandes devedores de impostos para que quitem integralmente suas obrigações; criar frentes emergenciais de trabalho para acabar com desemprego e ampliar as obras públicas de primeira necessidade para a população, como saneamento e urbanização. 

O candidato da UP coloca ainda em seu plano de governo fiscalizar empresas para garantir os direitos trabalhistas; piso salarial justo e que 100% das vagas de empregos geradas do estado fiquem para os sergipanos; defender no plano nacional a Petrobrás 100% estatal e a retomada de investimentos em Sergipe; apoio à economia popular e aos pequenos comerciantes, com crédito popular fornecido pelo Banese

Também estão entre os compromissos de Aroldo Félix uma Política de Crédito Estatal para micro e pequenos empresários; a garantia de renda mínima para a população, com em situação de pobreza e Auxílio emergencial de um salário mínimo. 

Elinos Sabino (PSTU)
O candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) tem, para o setor, planos de obras públicas na perspectiva de gerar milhares de empregos no estado e resolver problemas estruturais, como os déficits habitacional e de saneamento básico, abertura de estradas e rodovias estaduais, com melhorias das existentes, e ampliação e melhorias em toda a estrutura pública – escolas, hospitais, espaços culturais etc. 

No aspecto da economia, Elinos Sabino também pretende, no governo, liderar uma campanha junto aos petroleiros e a população pelo retorno imediato da Petrobras a Sergipe, disponibilizando “toda a estrutura política e administrativa a serviço dessa luta”. Defende ainda uma Petrobras 100% estatal, controlada pelos petroleiros e pela população, que tenha como política a ruptura com o PPI e a redução imediata dos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. 

O “Governo Socialista dos Trabalhadores de Sergipe” defende a suspensão das taxas pagas pelos desempregados, como luz, água, internet, e gratuidade nos transportes coletivos intermunicipais e municipais. Os desempregados também devem receber um seguro desemprego. Elinos propõe ainda a proibição de demissões, dobrar o valor do salário mínimo nacional e “reforma agrária radical, que acabe com o absurdo da concentração do território rural”.

Fábio Mitidieri (PSD)
O candidato do Partido Social Democrático propõe, a princípio, a criação de uma política fiscal que reforce e aproveite as externalidades positivas, aumente a competitividade e contribua para tornar o estado mais atraente para empresários e investidores. 

Fábio Mitidieri também menciona a criação do programa “Simplifica Sergipe”, que teria como foco a melhoria do ambiente de negócios, simplificando os processos de licenciamento e fiscalização de obras para estimular os empreendimentos públicos e privados e a geração de emprego e renda, com aprimoramento da norma e o uso de novas tecnologias e sem abrir mão de requisitos técnicos, administrativos e legais.

O candidato também afirma ser papel do Estado promover a valorização das empresas e da mão de obra locais em processos de contratação com o Poder Público, como forma de estimular a economia local, além de se comprometer em valorizar a indústria de transformação e de beneficiamento, agregando valor às cadeias produtivas de Sergipe, com programas de transferência tecnológica, apoio técnico, capacitação e aprimoramento da mão de obra, especialização e extensão, captação e abertura de novos mercados nacionais e internacionais.

Outro ponto que chama atenção dentro das propostas de governo de Fábio Mitidieri é o incentivo a uma “economia digital”, com estímulo ao surgimento de novos polos e atração de empresas de base tecnológica na região metropolitana e no interior do estado, com uso de tecnologia e inovação.

Niully Campos (PSOL)
A candidata do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) se propõe a enfrentar a crise econômica e desenvolver a economia de Sergipe, reestabelecendo a indústria, “sem as grandes isenções do PSDI”, também rediscutindo os royalties do mercado de petróleo e gás, recursos que devem ser investidos de acordo com a escolha democrática da população. 

Niully Campos se propõe ainda a suspender a política de empréstimos e realizar uma auditoria das contas e da dívida pública; enfrentar as privatizações e as PPP’s, fortalecendo os investimentos públicos nos setores estratégicos e os mecanismos de combate à corrupção. 

Entre outras propostas de governo da candidata constam ainda reforma agrária e urbana, desapropriando latifúndios e fomentando a produção agroecológica de alimentos saudáveis e baratos, assim como a agricultura familiar e dos pequenos produtores cooperativados; doação de terras às ocupações de moradias urbanas e rurais e estabelecimento de política pública de construção de moradias dignas. 

A candidata do PSOL propõe ainda um “Plano de Obras Públicas”, que envolva os trabalhadores na construção de equipamentos essenciais à população; investimentos em cursos de capacitação e profissionalização; fortalecimento dos micro e pequenos empresários e das empresas estatais. 

Rogério Carvalho (PT)
Em relação às dimensões econômicas das propostas, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) se compromete em promover o crescimento de produto e renda com equilíbrio inter-setorial, a capacidade de modernização contínua dos instrumentos de produção, a autonomia de pesquisa cientifica e tecnológica e a inserção soberana na economia nacional e internacional.

Rogério Carvalho menciona também a necessidade de um “Desenvolvimento Econômico Tecnológico e Sustentável”, que ele pretende colocar em prática através do incentivo a novas formas de relacionamento público/privado e de um projeto estratégico de desenvolvimento que reflita a visão de futuro de uma coletividade envolvida ativamente na sua formulação e materialização.

O candidato também afirma que compete ao Governo estadual incentivar a diversificação produtiva, incentivando a maior competitividade da economia sergipana em âmbito regional, nacional e global.

Coligação “O Povo Quer”

Com o indeferimento da candidatura de Valmir de Francisquinho (PL), a coligação deve apresentar um novo nome para concorrer ao cargo de governador(a) de Sergipe dentro dos próximos dias.

O plano de governo da coligação “O Povo Quer” tem como principal solução para a economia a criatividade. É proposta a criação de um “Plano Estadual de Economia Criativa”, formular, implementar e acompanhar as políticas públicas de incentivo aos negócios, alinhando desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade, inclusão e diversidade cultural.

O primeiro ponto mencionado pelo plano para colocar esse modelo de “economia criativa” em prática é o mapeamento das formas de geração de renda através do trabalho “Criativa no Estado”, que se basearia no diagnóstico de tendências de cada município, com foco nas aptidões e fatores locais.

As propostas também mencionam que cabe ao Estado estabelecer parcerias e convênios de cooperação técnica com instituições em âmbito regional, nacional e internacional; realizar formação continuada na área de Economia Criativa através de fóruns, congressos, oficinas, palestras, entre outros; colaborar para a tramitação de contratos e convênios necessários à realização das atividades econômicas.

Outra área para o qual o plano chama atenção ser necessário investimento a fim de fomentar a economia em Sergipe é o turismo. Para esse setor, é proposta a criação de roteiros turísticos, filmes para destinos turísticos, sites de viagem com trocas de experiência e a criação de marcas que sintetizem a cultura sergipana.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Marcelo Camargo/Agência Brasil
29/11/2024  14h54 Lula recebeu hoje presidente eleito do Uruguai no Palácio do Planalto
Marcos Paixão
29/11/2024  13h46 Prefeito Edvaldo: Aracaju não pode perder nem um milímetro do seu território atual
Assessoria de Comunicação
28/11/2024  08h27 Relatório de Laércio defende o peixe e produtos regionais na merenda escolar
Divulgação
26/11/2024  13h43 Escola do Legislativo de Aracaju recebe visita do coordenador pedagógico da de SE
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
22/11/2024  11h24 Veja consequências jurídicas e políticas do indiciamento de Bolsonaro

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado