Conheça aspectos do trabalho e da trajetória do senador Laércio Oliveira
Intitulado o "senador do emprego", parlamentar tem vasta experiência administrativa Política | Por Monica Pinto 01/02/2023 21h20O senador Laércio Oliveira, que tomou posse oficialmente na tarde desta quarta-feira (1º), colocou seus mandatos como deputado federal a serviço do desenvolvimento do país e, especificamente, de Sergipe.
Propenso ao diálogo e à “pacificação do país”, conforme expôs no artigo Emprego e Renda como prioridade, a capacidade de interlocução do parlamentar, enquanto deputado federal, foi um dos elementos cruciais para fazer avançar a chamada nova Lei do Gás, da qual foi relator no Congresso Nacional.
Com a aprovação do projeto de lei nesse sentido, o que demandou um contínuo debate no parlamento, se abriu o mercado para investimentos na cadeia de extração e distribuição do insumo energético, um dos potenciais motores para a economia de Sergipe a médio prazo, sob impulso da descoberta de campos de gás natural no litoral do estado.
Outra luta incansável do então deputado federal foi pela reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – a Fafen -, instalada na cidade de Laranjeiras. Um processo que Laércio começou tentando evitar o fechamento da indústria, argumentando o impacto da medida sobre os empregos em Sergipe, diretos e indiretos, e à economia do Estado como um todo.
Por fim, o empenho do parlamentar foi recompensado: em agosto de 2021, uma das maiores petroquímicas do país realizou a inauguração da unidade de fertilizantes nitrogenados Unigel Agro Sergipe na planta da antiga Fafen, após arrendá-la da Petrobras.
A disposição do deputado federal Laércio Oliveira em contribuir, via emendas parlamentares, para o desenvolvimento dos municípios de Sergipe, sem qualquer distinção ideológica, ensejou que recebesse de vários deles títulos de cidadão, conferidos pelas respectivas Câmaras de Vereadores, a exemplo de Nossa Senhora da Glória, Boquim, Malhador, Japoatã e Barra dos Coqueiros.
Líder classista
Formado em Administração, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o novo senador presidiu, por dois mandatos consecutivos, a entidade de maior estatura no segmento de sua esfera de atuação à época – a Federação Nacional das Empresas de Asseio e Conservação. Em 2008, sob seu comando, a instituição ampliaria seu leque de representatividade, adotando o nome de Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental, mantida a sigla anterior, Febrac.
Mais recentemente, Laércio foi vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC. Também por dois mandatos consecutivos, como na Febrac, presidiu a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe, a Fecomércio/SE.
No período de sua gestão, de 2014 a 2022, ele franqueou aos comerciários e a seus familiares um elenco de obras e serviços nunca antes visto no estado, de grande impacto nos campos da assistência médica e odontológica, do lazer e da educação profissionalizante. Foram 15 obras entregues em seu mandato à frente da Fecomércio/SE, e cinco deixadas em fase final, duas das quais inauguradas recentemente por seu sucessor no comando da instituição, Marcos Andrade.