Candidata a vereadora em Sergipe viraliza com campanha inspirada em Xuxa
Iran Queiroz usa nave espacial improvisada, paquitas e referências ao "Xou da Xuxa" Política | Por F5 News 10/09/2024 16h03A candidata a vereadora Iran Queiroz (PSB) foi destaque em uma matéria publicada pelo jornal carioca Extra nesta terça-feira (10), que detalha sua campanha inspirada na apresentadora Xuxa, que se notabilizou como a "Rainha dos Baixinhos". Iran, de 37 anos, é decoradora e moradora de Feira Nova (SE), cidade localizada a menos de duas horas de Aracaju.
Ela ganhou notoriedade ao usar uma nave espacial, construída a partir de uma caixa d'água de mil litros, como parte de sua campanha. A nave é uma referência ao programa "Xou da Xuxa", da TV Globo, dos anos 1980. A candidata também conta com a presença de "paquitas", que são suas irmãs, prima e cunhada, e utiliza um microfone estilizado para se assemelhar ao então usado pela apresentadora.
Fã de Xuxa desde a infância, Iran afirmou ao Extra que sempre desejou ter uma nave espacial como a da artista. Ela inicialmente considerou encomendar uma nave de fibra, mas o custo elevado a levou a improvisar uma versão caseira com materiais disponíveis. O projeto, que custou cerca de R$ 4 mil, viralizou nas redes sociais, fazendo com que o número de seus seguidores no Instagram aumentasse significativamente.
Embora a repercussão tenha sido majoritariamente positiva, Iran também relatou ao jornal Extra ter sido alvo de preconceito, algo que, segundo ela, enfrentou desde a infância. Mulher trans, a candidata destacou que sempre recebeu críticas, especialmente por sua expressão de gênero durante a juventude.
Apesar de sua admiração por Xuxa, Iran ressaltou que não é uma imitadora, mas alguém que se inspira na apresentadora. Ela também disse ao jornal que, por questões de direitos autorais, não usa músicas de Xuxa em sua campanha, a não ser em ocasiões específicas, como quando foi surpreendida pela banda marcial da cidade tocando "Ilariê" durante um ensaio para o desfile de 7 de setembro.
Com informações do Jornal Extra.