Câmara de Deputados aprova PL que restringe saída temporária de presos
A proposta aprovada na última quarta (20) agora segue para sanção presidencial Política | Por F5 News 21/03/2024 15h24A Câmara de Deputados aprovou na última quarta-feira (20) a proposta que restringe as saídas temporárias de presos, Projeto de Lei 2253/22. Agora, o texto será enviado para sanção por parte da presidência.
A partir disso, esse benefício de poder sair de presídios será concedido a internos com regime semiaberto que desejarem cursar supletivo profissionalizante, ensino médio e superior. Vale ressaltar que essa alternativa será permitida apenas no prazo necessário para cumprir as atividades escolares.
Atualmente, a Lei que dita os trâmites de execução penal é a 7.210/84. De acordo com essa legislação, os presos têm direito a saídas temporárias por até sete dias e até quatro vezes no ano.
O PL trata ainda de outros pontos considerados importantes, um deles é a progressão de regime fechado para o semiaberto. Essa passagem deverá depender de exames criminológicos favoráveis, além de ser levado em consideração o comportamento do preso e o cumprimento mínimo da pena no regime anterior.
O autor do Projeto, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), expressou a sua crítica acerca do texto final que foi aprovado. Para ele, o projeto aprovado pela Câmara acaba com o mecanismo de ressocialização de presos. “Só sair para estudar e trabalhar não é ressocializar”, disse.
Na proposta original, a extinção das saídas temporárias não estavam previstas, mas sim a obrigatoriedade por parte da União de acompanhar e monitorar os presos pelas tornozeleiras eletrônicas ou pulseiras com GPS.
Com informações da Agência Câmara de Notícias