Aracaju e São Cristóvão são as cidades mais competitivas de Sergipe; veja ranking
Capital sergipana despenca 23 posições e fica fora das 200 cidades mais competitivas do país Política | Por F5News 23/08/2024 06h00Aracaju e São Cristóvão são as cidades de Sergipe com maior nota no ranking de competitividade elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A definição das notas de cada localidade é feita a partir da avaliação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas, a ONU.
Em Sergipe, o CLP analisou 5 municípios (acima de 80 mil habitantes), dentre os quais Aracaju obteve a maior nota, com 50,06. As maiores notas da cidade foram observadas nos indicadores de “Capital Humano”, “Qualidade da Educação” e “Saneamento”
As notas mais baixas de Aracaju foram observadas nos indicadores "Acesso à Saúde”, “Meio Ambiente” e “Segurança”.
A capital sergipana, no entanto, despencou 23 posições em relação ao ranking de 2023 e ficou de fora da relação de 200 cidades mais competitivas do país. A nota de competitividade em Aracaju ficou abaixo da média do país, de 56,72. A cidade também ficou em 9º lugar entre as cidades do Nordeste.
Sergipe
Já na avaliação das unidades da federação, o ranking apontou Sergipe como o 18º estado mais competitivo do país, subindo uma posição em relação ao ano passado.
O mapeamento mostrou que houve melhoras nas áreas de infraestrutura, solidez fiscal e inovação. Já o capital humano e a sustentabilidade social e ambiental são os principais desafios do estado, que é considerado o 4º mais competitivo do Nordeste.
Veja as notas das cidades sergipanas
Aracaju - 50.6
São Cristóvão - 47.29
Nossa Senhora do Socorro - 45.31
Itabaiana - 42.89
Lagarto - 41.85