Acompanhe a posse dos oito deputados federais eleitos por Sergipe
Cerimônia ocorre na manhã desta quarta (1º); confira a transmissão da TV Câmara Política | Por Ana Luísa Andrade 01/02/2023 10h03 - Atualizado em 01/02/2023 14h44Desde as 10h desta quarta-feira (1º), tomam posse os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado. Por Sergipe, são eleitos oito representantes na Câmara Federal.
Confira a lista de deputados eleitos pelo estado:
- Yandra Moura (União Brasil): Advogada, filha do ex-deputado federal André Moura. Foi a candidata mais votada para o cargo da história Sergipe e, junto a Katarina Feitoza, uma das duas primeiras mulheres a serem eleitas deputadas federais no estado.
- Ícaro de Valmir (PL): Filho do ex-prefeito de Itabaiana (SE), Valmir de Francisquinho.
- Fábio Reis (PSD); reeleito: Empresário. Este é seu quarto mandato como deputado federal por Sergipe, sendo que na primeira vez foi eleito como suplente e posteriormente efetivado para o cargo.
- Gustinho Ribeiro (Republicanos); reeleito: Gestor público. Já foi vereador do município de Lagarto e também deputado estadual por duas vezes.
- Thiago de Joaldo (PP): Advogado e empresário. Já foi secretário da Educação do município de Itabaianinha.
- Rodrigo Valadares (União Brasil): Filho do ex-deputado federal Pedrinho Valadares. Em 2018, foi eleito deputado estadual. Em 2020, concorreu à Prefeitura de Aracaju, mas não conseguiu se eleger.
- Katarina Feitoza (PSD): Delegada, foi eleita vice-prefeita de Aracaju ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) em 2020, deixando o cargo para tomar posse como deputada federal. Junto a Yandra, uma das duas primeiras mulheres a serem eleitas deputadas federais em Sergipe.
- João Daniel (PT); reeleito: Agricultor, foi um dos fundadores do Movimento Sem Terra (MST) em Sergipe. Foi eleito deputado estadual em 2010 e eleito para a Câmara Federal pela primeira vez em 2014, sendo reeleito para o cargo em 2018 e novamente em 2022.
A sessão é transmitida ao vivo no canal da TV Câmara no YouTube:
Mais tarde, às 16h30, também ocorre eleição das novas Presidência e Mesa Diretora da Câmara, para o biênio 2023/2024.
Confira roteiro completo do dia:
10h - posse;
13h - fim do prazo para a formação de blocos parlamentares;
14h - reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa;
15h30 - fim do prazo para o registro das candidaturas e sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica;
16h30 - início da sessão destinada à eleição da Mesa.
Mudanças
Inicialmente, a cadeira de João Daniel seria ocupada pelo delegado André David (Republicanos). Contudo, esse cenário mudou após a validação e recontagem dos 66.072 votos dados a Eliane Aquino, co-partidária do petista, o que garantiu ao partido votos suficientes para conquistar outra vaga na bancada federal.
João Daniel obteve mais que o dobro de votos do republicano - 68.969 votos nominais, enquanto André David alcançou 31.597.
O que faz um deputado federal
Junto ao Senado Federal, a Câmara de Deputados forma o Congresso Nacional, que faz parte do Poder Legislativo do país, responsável pela legislação brasileira e pela fiscalização das ações do Poder Executivo.
Cabe a esse cargo propor novas leis e sugerir a alteração ou revogação daquelas já existentes.
Na Câmara dos Deputados, o número de representantes dos estados é proporcional ao tamanho de sua população. Em Sergipe, são eleitos oito.
Matéria em atualização
Com informações da Agência Câmara de Notícias