24 deputados e deputadas estaduais de Sergipe tomam posse nesta quarta (1°)
A cerimônia oficial ocorre a partir das 15h e é transmitida ao vivo pela TV Alese Política | Por Ana Luísa Andrade 01/02/2023 14h55A partir das 15h desta quarta-feira (1º), tomam posse os 24 deputados estaduais eleitos pelo povo de Sergipe nas Eleições 2022, em outubro do ano passado.
A cerimônia ocorre no Plenário do Palácio Governador João Alves Filho, sede da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), e conta com a presença de autoridades sergipanas, como o governador Fábio Mitidieri (PSD).
Este ano, oito deputados que tinham sido eleitos anteriormente conquistaram a permanência em seus assentos, de forma que a Alese ganhou 16 nomes novos.
A solenidade é transmitida ao vivo pelo canal 5.2 da TV Alese e pelo canal da Casa Legislativa no Youtube.
Mais tarde, também ocorre a eleição da nova Mesa Diretora da Alese para o biênio 2023-2025.
Saiba quem foram os(as) parlamentares eleitos(as) para compor o Poder Legislativo estadual:
- Christiano Cavalcante (União Brasil): Advogado, ex-prefeito de Ilha das Flores (SE) e ex-presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames).
- Drª Lidiane Lucena (Republicanos): Médica da saúde da família e Primeira-dama de Aquidabã (SE). É a primeira vez que se elege para um cargo político.
- Jeferson Andrade (PSD); reeleito: Pecuarista. Este é seu quarto mandato como deputado estadual. Entre 2021 e 2022, foi 1º Secretário da Alese, e este ano assume a presidência da Casa Legislativa.
- Marcos Oliveira (PL): Foi eleito vereador de Itabaiana (SE) em 2016 e reeleito em 2020.
- Carminha (Republicanos): Assistente social, foi secretária de Assistência Social do município de Nossa Senhora Do Socorro (SE).
- Luciano Bispo (PSD); reeleito: Foi prefeito do município de Itabaiana (SE) por quatro mandatos, sendo eleito pela primeira vez em 1986. Este também é seu quarto mandato de deputado estadual, eleito para o cargo pela primeira vez em 2014. Desde que assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa, foi presidente da Casa, passando agora à posição de 1º Secretário.
- Linda Brasil (PSOL): Mestre em Educação, ativista LGBTQIA+ e Transfeminista. Foi eleita vereadora de Aracaju nas eleições de 2016, sendo a primeira mulher trans a ocupar o cargo. Reeleita em 2020, foi a vereadora mais votada nessa segunda disputa. Em 2018, concorreu pela primeira vez a uma vaga na Alese, mas não conseguiu se eleger. Em 2022, foi eleita a primeira deputada estadual trans de Sergipe.
- Maisa Mitidieri (PSD); reeleita: Biomédica e advogada, irmã do governador Fábio Mitidieri. Foi eleita como deputada estadual pela primeira vez em 2018. É presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres e Vice Procuradora da Procuradoria da Mulher Alese.
- Paulo Jr (PV): Foi vereador de São Cristóvão (SE) por dois mandatos consecutivos, eleito pela primeira vez em 2012, e posteriormente, em 2020, foi vice-prefeito do mesmo município.
- Pato Maravilha (PL): Secretário e datilógrafo. Em 2012, foi eleito vereador do município de Umbaúba (SE). Ex-secretário de Saúde e de Esporte do mesmo município.
- Áurea Ribeiro (Republicanos): Comerciante. Tentou se eleger a vice-prefeita do município de Lagarto (SE) em 2004, mas não conquistou o cargo. Também já havia sido candidata a deputada estadual em 2006, mas não foi eleita.
- Adailton Martins (PSD): Engenheiro e funcionário público. Foi vereador da Barra dos Coqueiros de 1982 a 1988, e vice-prefeito do mesmo município de 1991 a 1993. Eleito como deputado estadual pela primeira vez em 2018.
- Netinho Guimarães (PL): Servidor público. É a primeira vez que ocupa um cargo político.
- Jorginho Araujo Filho (PSD): Advogado, filho do ex-vereador de Aracaju e ex-deputado estadual, Jorge Araujo. Foi secretário municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp); presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat); secretário de Governo (Segov), em Aracaju, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Atualmente, é Secretário de Estado-Chefe da Casa Civil de Sergipe.
- Marcelo Sobral (União Brasil): Advogado e filho do prefeito de Itaporanga D’Ajuda (SE), Otávio Sobral. Foi secretário Geral de Assuntos Jurídicos em Pirambu.
- Kaká Santos (União Brasil): Empresário. Em 2020, tentou se eleger vice-prefeito de Tobias Barreto (SE), mas sua chapa não foi eleita.
- Chico do Correio (PT): Servidor público aposentado. Concorreu a vereador de Nossa Senhora da Glória por três vezes, sendo eleito ao cargo somente uma vez, em 2008. Mais tarde, em 2012, alcançou a posição de prefeito do mesmo município, sendo reeleito em 2016.
- Georgeo Passos (Cidadania); reeleito: Técnico Judiciário e filho do ex-deputado Antônio Passos. Já foi policial civil e tem passagens nos Ministérios Públicos Federal e Estadual. Em 2008, tentou a vice-prefeitura de Ribeirópolis (SE), mas não conseguiu. Este é seu terceiro mandato consecutivo como deputado estadual, eleito para o cargo pela primeira vez em 2014.
- Luizão Dona Trampi (União Brasil): Mecânico de manutenção. Em 2018, concorreu ao cargo de deputado federal, mas sua candidatura foi inviabilizada pela Justiça Eleitoral por conta de uma condenação por acidente automobilístico ocorrido em 2010. De qualquer forma, ele não teria se elegido, pois não obteve votos suficientes.
- Garibalde (PDT); reeleito: Engenheiro civil e pai do vereador de Aracaju Breno Garibalde. Este é seu quarto mandato consecutivo como deputado estadual, eleito pela primeira vez em 2010.
- Luciano Pimentel (PP); reeleito: Bancário. Foi secretário municipal de Planejamento de Aracaju entre 2007 e 2008 e superintendente regional da Caixa Econômica. Este é seu terceiro mandato consecutivo como deputado estadual, eleito pela primeira vez em 2014.
- Ibrain de Valmir (PV); reeleito: Filho do ex-prefeito de Lagarto (SE) Valmir Monteiro. Em 2016, foi eleito vereador mais votado do mesmo município, tendo presidido a Câmara de Vereadores no biênio 2017-2018. Em 2020, foi candidato à prefeitura de Lagarto, mas não se elegeu. Este é seu segundo mandato consecutivo de deputado estadual, eleito pela primeira vez em 2018.
- Dr. Samuel Carvalho (Cidadania); reeleito: Advogado. Foi candidato a deputado federal em 2014, mas ficou como suplente. Em 2016 e 2020, concorreu ao cargo de prefeito de Nossa Senhora do Socorro (SE), mas não conquistou a eleição em nenhum dos momentos. Este é seu segundo mandato consecutivo de deputado estadual, eleito pela primeira vez em 2018.
- Neto Batalha (PP): Em 2020, foi eleito vereador de São Cristóvão (SE). Em 2016, nas eleições municipais anteriores, ele havia se candidatado ao cargo de prefeito da mesma cidade, mas renunciou à candidatura. Este é seu primeiro mandato como deputado estadual.
O que faz um deputado estadual
Um deputado estadual compõe a Assembleia Legislativa de cada estado. Cabe a ele legislar - apresentar projetos de leis, emendas à constituição estadual, decretos legislativos, votar projetos encaminhados por outros deputados e pelo governador - e fiscalizar a atuação do Poder Executivo dentro do âmbito estadual.
Assim como na Câmara de Deputados, o número de representantes nas Assembleias Legislativas varia de acordo com o estado. Em Sergipe, são eleitos 24.
Com informações da Agência Alese