Presidente do Sergipe comemora vaga na Série D, mas pede foco no título
Alvirrubro é líder provisório e segue na briga pelo título do Campeonato Sergipano Esporte | Por Saullo Hipolito 04/08/2020 10h00 - Atualizado em 04/08/2020 17h09A torcida do Gipão é só alegria desde a goleada por 4 a 1 do time de Aracaju sobre o Itabaiana no último domingo (2). A vitória garantiu ao Sergipe a volta à Série D do Campeonato Brasileiro na próxima temporada. Além disso, o Mais Querido assegurou a retomada da liderança e segue firme na briga pelo título estadual.
A vaga foi conseguida a partir de uma série de fatos que levaram à situação. Conforme o regulamento do Estadual, o campeão da primeira fase tinha o direito a optar pela vaga na Copa do Brasil ou na Série D em 2021. Mas, como o título foi conquistado pelo Confiança, atualmente na Série B, coube ao azulino apenas a competição de mata-mata, já que mesmo em um possível rebaixamento o clube teria a Série C garantida.
Com esse fato esclarecido, ficou para o quadrangular as disputas das duas vagas na Série D do nacional, assim como a vaga na Copa do Nordeste e a última vaga na Copa do Brasil. Com a vitória, o Sergipe assegurou, pelo menos, o terceiro lugar do quadrangular final, assim, uma das vagas da Série D ficou para o alvirrubro, conquista que foi comemorada por todos os jogadores, comissão técnica e dirigentes.
“O sentimento é de que o primeiro passo do projeto foi dado. O nosso objetivo era deixar o Sergipe com calendário o ano inteiro, de estar participando das competições nacionais, o que nunca deveria ter deixado de acontecer”, afirmou o presidente do clube, Ernan Sena.Para o dirigente essa é a primeira etapa do objetivo final: o título estadual. Atualmente na liderança da competição (veja a tabela), com um jogo a mais, o Gipão seca o Confiança nesta terça-feira (4), para permanecer na liderança restando apenas dois jogos para a conclusão da competição.
“A gente sabe que não tem nada ganho ainda, sabe que tem muita coisa para acontecer. Devemos trabalhar com muita seriedade e temos agora duas finais pela frente - o time enfrenta o Confiança e o Freipaulistano em datas a definir - , que podem nos credenciar a sermos campeões e conseguir o objetivo maior, que é um calendário robusto, com cotas de patrocínio e que viabilize um pouco mais a nossa gestão. É seguir nessa toada em busca do título estadual”, ressaltou Ernan.Em caso de título estadual, o Sergipe também garante a segunda vaga para a Copa do Brasil e a vaga direta na Copa do Nordeste. Outro resultado diferente que dá a vaga da Copa do Brasil ao time do bairro Siqueira Campos é o vice campeonato, se o vencedor do estadual não for o Freipaulistano.
A segunda vaga sergipana na Série D do próximo ano ainda está em aberto.
Vale lembrar que neste formato do campeonato, não há confronto final para definir campeão, o time com maior pontuação se sagra o vencedor da competição.