Nove atletas da UFS são convocados para os Jogos Parapan-Americanos 2023
Os Jogos Parapan-Americanos acontecem de 17 a 26 deste mês em Santiago, no Chile Esporte | Por Emerson Esteves 16/11/2023 19h00O estado de Sergipe terá representantes nos Jogos Parapan-Americanos que acontecerão de 17 a 26 deste mês em Santiago, no Chile.
Nove atletas do projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para os Jogos Parapan-Americanos. Ao todo, foram chamados 324 atletas de 17 modalidades.
Pela UFS, foram convocados 5 atletas do parabadminton, 3 do halterofilismo e um do ciclismo.
Confira a lista abaixo:
Ailton de Andrade Bento de Souza (halterofilismo);
Auricelia Evangelista (parabadminton);
Evanio da Silva (halterofilismo);
Lucivania Santos (parabadminton);
José Ambrósio Neto (parabadminton);
José de Arimatéia Silva Lima (halterofilismo);
Maria Brenda Dias (parabadminton);
Maria Gilda Antunes (parabadminton);
Ulisses Leal Freitas (ciclismo).
Transmissão
Os Jogos Parapan-Americanos serão transmitidos pelo canal por assinatura SporTV, do Grupo Globo.
O canal por assinatura da Globo exibirá as cerimônias de abertura e encerramento da competição e destacará modalidades mais populares, como judô, a natação, o atletismo e o futebol de cegos.
Se manter no topo
O Brasil é uma das grandes potências dos Jogos Parapan. O país é o líder do quadro de medalhas desde a edição do Rio 2007.
Em 2023, 33 nações participarão das competições. Em Santiago, o Brasil pode chegar a marca de 1500 medalhas na história da competição.
A melhor edição de um Parapan-Americanos foi justamente o último, em 2019, em Lima, no Peru. Foram 308 medalhas conquistadas - 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze.