Nick Cassidy toma liderança do campeonato após rodada dupla na Arábia
Neozelandês faturou 40 pontos com vitória e terceiro lugar em dois dias de disputas Esporte | Por F5 29/01/2024 11h34O piloto neozelandês da Jaguar TCS Racing, Nick Cassidy, foi o grande vitorioso na rodada dupla do campeonato mundial de Fórmula E, em Diriyah, na Arábia Saudita, com as corridas acontecidas na última sexta-feira (26) e sábado (27).
Conquistando o terceiro lugar na primeira corrida e vencendo a corrida 2, Cassidy saiu no topo da tabela, assumindo a liderança do campeonato, com 57 pontos. Nick faturou 15 pontos com terceiro lugar, mais 25 com a vitória seguinte e anotou um ponto extra por ter feito a volta mais rápida da segunda corrida.
A história da rodada dupla tem que ser contada do final para o começo, devido aos resultados que o líder do campeonato conquistou com sua primeira vitória nesta temporada, no dia em que completou 50 corridas disputadas na Fórmula E, e sendo o único piloto a subir ao pódio em todas as corridas realizadas até agora.
Cassidy partiu em terceiro seguindo o ritmo dos líderes Robin Frijns e Oliver Rowland, que começaram na primeira fila. A abordagem tática de Cassidy deu certo enquanto ele navegava pela primeira rodada de ativações do modo ataque, assumindo a liderança.
Uma vez na frente, Cassidy manteve uma vantagem de 2,5 segundos, executando sua segunda ativação obrigatória de 50 kW do modo ataque com precisão. Apesar da perseguição implacável de Frijns e Rowland, que estavam a menos de um segundo de distância nas últimas voltas da corrida, Cassidy manteve a liderança, cruzando a linha de chegada, com Robin Frinjs da Enivision em segundo e o pole position da corrida 2, Oliver Rowland, da Nissan, fechando o pódio.
Na corrida 1, Cassidy esteve oscilando entre o sétimo posto e terceiro lugar. Sendo que o pódio só foi conquistado após o erro na tentativa de ultrapassagem de seu companheiro de equipe, Mitch Evans, ao avançar contra Jean-Éric Vergne, da equipe DS Penske. Evans sobrou na curva e perdeu sete posições, ficando em décimo. Ou seja, três corridas, três pódios para o vice-campeão do ano passado, que assumiu a liderança do campeonato.
Falando em liderança, a primeira corrida da rodada foi vencida pelo atual campeão da categoria, Jake Dennis, da equipe Andretti. A vitória do britânico foi surpreendente, já que partiu do terceiro lugar no grid, para conquistar o lugar mais alto do pódio com a soberania de 13 segundos de vantagem diante do segundo colocado, em uma corrida completamente dominante.
Dennis lidou habilmente com as condições escorregadias da pista e com dois de seus rivais mais experientes que largaram na frente, em uma exibição desafiadora de suas credenciais de campeão mundial. Dennis terminou 13,289 segundos à frente do bicampeão da Fórmula E, Jean-Éric Vergne, uma conquista rara na Formula E, onde a maioria dos lugares no pódio geralmente está dentro de um único segundo.
Partindo da Pole Position Julius Bär, Vergne manteve uma liderança inicial, mas um escorregão deu a Dennis a vantagem, e Vergne não conseguiu pressionar Dennis, que se distanciou, com Vergne acabando em segundo lugar, com Nick Cassidy em terceiro.
Com isso, Dennis subiu no campeonato. Entretanto, na corrida 2 teve uma atuação apagada, completamente diferente da noite anterior, apenas chegando no 14º lugar. De todo modo, o resultado o coloca no quarto posto da tabela.
Para os brasileiros, a rodada dupla da Arábia Saudita foi mediana e ruim. O piloto da ERT Sérgio Sette Câmara, conseguiu um nono lugar, que foi realmente o melhor que seu carro poderia segurar, após um surpreendente quarto posto na classificação, na corrida 1, saindo com dois pontos na tabela. Na corrida 2, o mineiro sofreu com a ERT e chegou apenas em 18º.
Já o dono de um troféu de campeão da Fórmula E, Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, repetiu os resultados ruins que vem obtendo desde o ano passado, já que continua pilotando um carro com trem de força da indiana Mahindra, notavelmente o motor elétrico mais fraco da competição, chegando em 19º e 17º lugares, respectivamente nas duas corridas. Muito dificilmente teremos um brasileiro figurando entre os frequentadores de pódio neste ano.
A quarta etapa do Campeonato Mundial da Fórmula E acontecerá em São Paulo, no dia 16 de março. E, mais uma vez, o F5 News trará cobertura exclusiva, com a presença do repórter Marcio Rocha, único jornalista sergipano credenciado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).