Justiça determina interdição do estádio Sabino Ribeiro, em Aracaju
"Jogo contra o Bahia no sábado (1) não poderia ter acontecido", diz CBM Esporte | Por Saullo Hipolito 13/11/2019 13h14 - Atualizado em 13/11/2019 18h56A juíza Hercilia Maria Fonseca Lima Brito, da 8ª Vara Cível de Aracaju, determinou a total interdição do estádio Sabino Ribeiro, em Aracaju, após solicitação do Ministério Público (MP), que tomou conhecimento, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da realização indevida do jogo entre Confiança e Bahia, no dia 1º de novembro, válido pela primeira fase da Copa do Nordeste sub-20.
Com o evento, o Confiança descumpriu a Ação Civil Pública que solicitava a regularização do Clube de Lazer, que estava sendo utilizado sem o atestado de regularidade, emitido pelos Bombeiros, apresentando problemas estruturais e com problemas de ordem sanitária.
"A questão de segurança é muito importante, até então não foi obtido aquilo que foi determinado pelo juíz, que é o atestado de regularidade. Se não há [o atestado], não pode ter nenhuma atividade festiva, ou que abrigue uma população, muito menos, venda de ingressos", afirmou a promotora de Justiça da Promotoria dos Direitos do Consumidor, Euza Missano, durante audiência extrajudicial.
Além da interdição total, está previsto na ACP uma multa de R$ 1 mil (mil reais) por cada dia de atraso para o cumprimento do que foi estabelecido.
Para regularização do estádio, o Confiança corre contra o tempo e já realizou uma reunião com o Corpo de Bombeiros. O objetivo é emitir o projeto de combate a incêndio e pânico, fazer a apresentação do documento aos Bombeiros, que, se devidamente confeccionado, expedirá o atestado de regularidade.
O time também deve comprovar nos autos a correção dos problemas estruturais, apontados pela Defesa Civil de Aracaju em relatório técnico e correção dos riscos sanitários apresentados pela Rede de Vigilância Sanitária de Aracaju (Revisa).
O F5 News pediu esclarecimentos a Associação Desportiva Confiança, que enviou a seguinte nota assinada pelo departamento jurídico:
1 – A decisão determina a interdição do campo, no sentido de proibir a realização de quaisquer eventos festivos e esportivos. Todavia, as demais atividades estão liberadas. Ou seja, não há interdição total do Sabino, conforme divulgado em alguns veículos no início desta manhã;
2 – Informamos que a Associação Desportiva Confiança e sua diretoria estão fazendo o esforço no sentido de adequar a sede às exigências feitas pelos órgãos de segurança, e que todas as obras para melhorias exigidas já se encontram com 75% de conclusão;
3 – O Clube já protocolou junto aos órgãos responsáveis pelas devidas autorizações, o novo pedido de vistoria e a previsão é que elas ocorram até o final deste mês.
Sergipe
O estádio João Hora de Oliveira, do Club Sportivo Sergipe também foi alvo de ação e foi parcialmente interditado. Entretanto, a promotora garantiu que o time Sergipano está na fase final de adequação para tal regularização. "Não há risco imediato de interdição", salientou.
Segundo a assessoria do time, já foram realizadas manutenções nas instalações elétricas, hidráulicas e estruturais, além disso, uma central de alarmes para detecção de fumaça nos ambientes internos foi implantada. Os alojamentos e vestiários também passam por melhorias.
No campo, também estão sendo trocados os guarda-corpos e refletores de iluminação da parte interna, o objetivo do presidente Ernan Sena é receber os três jogos da primeira fase do Campeonato Sergipano no estádio, por isso, o solo está passando por análises e combate à pragas.
Clássico Maior
O Clássico Maior está marcado para a primeira rodada do Campeonato Sergipano na arena Batistão, no dia 12 de janeiro, conforme estabelecido em arbitral em outubro.
Atleta de 18 anos chegou ao clube em 2022 para jogar nas categorias de base
Nadadora brasileira encerrou a temporada com a 7ª colocação na etapa do Egito
Palmeiras e Corinthians empataram no placar da decisão do Campeonato de 2024
Resultado deixa o Brasil na 5ª posição das Eliminatórias
Projeto-piloto tem como objetivo a promoção da inclusão social das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista