Confira o guia da primeira rodada do Campeonato Sergipano 2021
Confiança e Atlético Gloriense darão o pontapé inicial da competição neste sábado Esporte | Por Emerson Esteves e Saullo Hipolito 19/02/2021 08h50 - Atualizado em 19/02/2021 08h53Tem time buscando o bicampeonato, outros buscam a reabilitação depois do insucesso em anos anteriores e tem até time que foi rebaixado em 2020 e ainda permanece na primeira divisão, esses são apenas alguns dos temperos que iremos acompanhar no Campeonato Sergipano de 2021, cujo retorno está marcado para esse sábado (20), com a partida entre o atual campeão Confiança e o recém admitido à Série A1, Atlético Gloriense.
O F5 News montou um panorama da primeira rodada e o que os torcedores podem esperar.
SÁBADO (20)
CONFIANÇA x ATLÉTICO GLORIENSE (20/02, 16H, Arena Batistão)
No sábado, o campeão, Confiança, enfrenta o Atlético Gloriense. Esse será um confronto marcado por dois times que passaram por reformulação após o final da temporada 2020.
O Dragão teve uma pré-temporada bastante reduzida por conta do calendário apertado após o término da Série B. O time renovou com o treinador Daniel Paulista que seguirá à frente da equipe. Mesmo perdendo peças do elenco, o azulino conseguiu manter jogadores importantes, como o goleiro Rafael Santos, o lateral Caique Sá e o volante Serginho e também foi ao mercado reforçar o elenco. O atacante Lucas Barcellos, o zagueiro Isaque Gavioli, o lateral Rodi Ferreira e o volante Renan Areias são algumas novidades que desembarcaram em Aracaju. Mesmo com o time em construção, o Confiança é favorito na estreia.
O Atlético Gloriense foi vice-campeão da Série A2 de 2020 e já em sua estreia na primeira divisão terá um duelo complicado na capital, contra o Dragão. O representante de Nossa Senhora da Glória foi ao mercado e contratou algumas peças, como o meia atacante Gustavo Castilho, ex-Sport, e o lateral Talles. O Touro do Sertão realizou testes para a Covid-19 no elenco e comissão técnica ontem (18) e agora aguarda os resultados. O objetivo do Atlético deve ser garantir a permanência na Série A1.
LAGARTO x AMÉRICA DE PEDRINHAS (20/02, 16H, Barretão)
No mesmo horário, às 16 horas, acontece o jogo entre os dois times que foram rebaixados no Campeonato de 2020. Depois do que muitos classificam como "tapetão", eles conseguiram se manter na elite do estado, graças a uma decisão unânime entre torcida e federação, indicando que a pandemia foi fator primordial para a continuidade dos clubes na elite.
O Lagarto fez um péssimo campeonato em 2020 e agora busca esquecer e superar o vexame da última temporada. Para isso, o Verdão traz um elenco comandado pelo experiente e vencedor técnico Betinho, além de jogadores como Felipe Alves, ex-Cuiabá, Treze e ABC; e o meia Valdeir, ex- Santa Cruz. A estreia é em casa, no reformado estádio do Barretão. Nessa temporada, o Lagarto terá apenas a disputa do Campeonato Sergipano em seu calendário.
O América de Pedrinhas também trilhou um caminho parecido com o do Lagarto na última temporada e, após ser rebaixado dentro de campo, recorreu a uma mudança no regulamento para se manter na Série A1. O objetivo principal do clube interiorano é evitar novamente um rebaixamento. Edvaldo Oliveira é o novo treinador da equipe para a disputa do Sergipano 2021.
QUARTA-FEIRA (24)
MARUINENSE x SERGIPE (24/02, 15H15, Fernando França)
O campeão da Série A2 estreia no domingo, no Estádio Fernando França, visando iniciar o campeonato com um bom resultado. O principal objetivo do Fantasminha é se manter na elite.
Do lado do Gipão, o técnico Paulo Foiani segue à frente da equipe por mais um ano. Depois de ser vice em 2020, o clube busca manter o bom desempenho da temporada passada. Os atacantes Abner e Bebel e o zagueiro Hitalo Rogério são alguns dos nomes que a diretoria foi atrás para reforçar o elenco.
O Sergipe informou que nove pessoas, entre atletas e comissão técnica, testaram positivo para covid-19, após exames sorológicos realizados na quarta-feira (17). O clube afirmou em nota que observa as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias e que os positivados para a Covid-19 já estão em isolamento social. O time não identificou quais jogadores tiveram os diagnósticos confirmados. É possível que o Sergipe tenha desfalques já na primeira rodada.
Jogos adiados por conta da Covid-19
Antes previstos para acontecer no final de semana, os duelos entre Boca Júnior x Freipaulistano e Dorense x Itabaiana sofreram remarcações por conta de surtos da covid-19. O Dorense chegou a confirmar que 16 atletas tinham sido contaminados pelo coronavírus e o Boca também notificou diversos casos no clube. As partidas chegaram a ser remanejadas para o dia 10 de março, entretanto a Federação Sergipana de Futebol informou que a data prevista agora é na quarta-feira (24).
BOCA JÚNIOR x FREIPAULISTANO (24/02, 15H15, Geraldão)
Com um elenco jovem, tendo uma média de idade entre 24 e 25 anos, o Boca Júnior será comandado por Erick Luchetti, que já comandou o Genérico no ano de 2019. Na temporada passada time de Carmópolis fez bons jogos e chegou a estar no páreo para se classificar para a segunda fase do Sergipano. Para a temporada, o objetivo é de conseguir uma boa classificação e conquistar calendário para além do estadual em 2022.
O Freipaulistano deixou de ser o caçula da elite, mas não abandonou o posto de um time jovem e perigoso. O clube será comandado por José Carlos Amaral, após a saída de Carlos Alberto, na última semana. Cléber, ex-Sergipe; Diego Furtado e o goleiro Ferreira, ex-Sergipe; são nomes novos no elenco do Touro para ameaçar mais uma vez o domínio dos grandes de Sergipe.
DORENSE x ITABAIANA (24/02, 16H, Éditon Oliveira)
O time de Nossa Senhora das Dores chega reforçado e promete fazer bonito na competição. No início do ano o Dorense, que será comandado por Elenilson Silva, se reforçou com peças importantes principalmente na linha defensiva de campo como Claudevan Pirambú e o lateral Brinquinho. O objetivo é fazer melhor campanha do que o ano de 2020 quando o time se livrou no último jogo do rebaixamento.
O Itabaiana é outro time que conta com algumas mudanças em relação a temporada passada. O destaque para o novo ano é a continuidade de nomes importantes e que foram essenciais no comando de ataque tricolor, como Thiago Santos e Ila. Com uma diretoria interina e um trabalho de austeridade financeira, o Campeonato Sergipano é uma ponte para o time almejar grandes investimentos no futuro. Neste ano o time também disputa a Série D do Brasileirão.
FSF divulga medidas para combater a covid-19
A entidade informou que irá seguir todos os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para combater a covid-19 no Campeonato Sergipano. Os clubes terão até a próxima sexta-feira (19) para apresentar os testes de covid-19, dos jogadores e membros da comissões técnicas relacionados para a primeira rodada do Sergipão.A competição seguirá a regulamentação da CBF e não terá a presença de torcedores nos estádios.
Nos locais de jogo cada equipe terá direito a 50 integrantes. O distanciamento social, a medição de temperatura e a utilização da máscara, além da limpeza e desinfecção das dependências dos estádios, serão também exigidos.
Formato da competição
O Campeonato Sergipano de 2021 contará com 10 participantes, divididos em dois grupos com cinco times cada. Na primeira fase, os do grupo A enfrentam os do grupo B em turno e returno. Os dois melhores de cada se classificam para as semis, enquanto o último de cada será rebaixado para a A-2 sergipana.
Grupo A: América de Pedrinhas, Atlético Gloriense, Frei Paulistano, Itabaiana e Sergipe.
Grupo B: Boca Júnior, Confiança, Dorense, Lagarto e Maruinense.
Nas semifinais, a disputa será feita em partidas de ida e volta, o 1° colocado do A enfrenta o 2° colocado do B, e o 2° do B pega o 1° do A. O maior saldo de gols nesta fase e a equipe melhor classificada na 1° fase são os critérios de desempate para indicar o clube vencedor.
Na final, a equipe com melhor desempenho em todo campeonato realizará o jogo de volta em casa e também terá a vantagem do empate na soma de pontos e do saldo de gols.
Segundo a Federação Sergipana de Futebol, apenas a Arena Batistão, em Aracaju, o Etelvino Mendonça, em Itabaiana, e o Barretão em Lagarto, poderão ser utilizados na decisão.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Saullo Hipolito