“Estou recomeçando a carreira”, diz Leandro Kível no retorno ao campo | F5 News - Sergipe Atualizado

“Estou recomeçando a carreira”, diz Leandro Kível no retorno ao campo
Em coletiva de imprensa, médicos do Confiança detalharam o processo de recuperação
Esporte | Por Emerson Esteves* 09/03/2020 19h20 - Atualizado em 10/03/2020 19h10


“Estou chegando perto do 100%, bastante feliz e emocionado também. Só sabe da dor quem passa. Aquela pessoa que não teve esse tipo de lesão é até difícil imaginar uma perna que dobrou do jeito que dobrou e estar hoje conseguindo pisar nos gramados é motivo de vitória, estou recomeçando minha carreira”. Essa é a declaração do atacante Leandro Kível, após voltar a ser relacionado pelo Confiança, em coletiva de imprensa realizada nessa tarde, no Sabino Ribeiro.

O jogador ficou 339 dias fora dos gramados após sofrer grave lesão em fevereiro do ano passado, em partida do Campeonato Sergipano diante do Itabaiana na quinta rodada da primeira fase. O atleta voltou a ficar disponível para jogo no último final de semana, na Copa do Nordeste, contra o Bahia. 

O médico do clube, Francis Vasconcelos, e o fisioterapeuta Emanoel Sampaio também participaram da coletiva de imprensa e detalharam o processo de recuperação do atleta. 

“Depois do procedimento cirúrgico ele iniciou toda essa saga no Departamento Médico, na fisioterapia. Acabou tendo esse tempo bem longo, porque foi uma lesão bem grave que ele teve. Foi uma fratura e um rompimento de vários ligamentos. Essa lesão foi uma das mais graves que poderiam acontecer. Tivemos que colocar parafusos no local”, disse o médico Francis Vasconcelos. 

Ele alertou que em muitos casos essa lesão pode causar uma aposentadoria forçada ao atleta. Por exemplo, se Leandro tivesse mais cinco ou seis anos de carreira, esse tempo poderia ser encurtado. 

Mas a torcida azulina pode ficar tranquila no caso de Kível, atleta que já possui 36 anos. O médico do clube fez questão de deixar claro que o jogador se encontra apto para jogo. Todo o procedimento de recuperação foi um sucesso.

“Como ele tinha duas lesões, a princípio ele poderia precisar de outra cirurgia, mas depois dos procedimentos realizados não precisamos. O restante conseguimos com a fisioterapia”, afirmou Francis Vasconcelos. 

Kível precisou ainda ficar cerca de oito semanas utilizando um brace no joelho, que é um imobilizador e estabilizador que mantinha sua perna esticada, imóvel. Sobre o procedimento de fisioterapia, o profissional do clube Emanoel Sampaio detalhou o processo:

“A gente teve que traçar várias etapas. A primeira foi a consolidação da fratura e a estabilização ligamentar. Ele ficou 75 dias com a perna esticada o tempo todo, sem se movimentar, enquanto fazia a consolidação da fratura e a cicatrização do ligamento. A partir daí, ele foi ganhando movimento até os 90º e os ganhos de movimento”, disse o fisioterapeuta. 

Emanoel Sampaio relatou ainda que durante o processo detectou-se um déficit de força muscular que atrasou um pouco a melhora do atacante, mas que toda a situação foi contornada. 

“No decorrer do tratamento fomos fazendo avaliações e aí fomos para o fortalecimento, dando saltos etc. E nessas avaliações a gente foi percebendo que ele tinha um déficit de força muscular. Isso terminou dando um trabalho a mais. Fizemos um trabalho mais intensivo e conseguimos incluir ele na pré-temporada para ele se ambientar, e evoluir. Quando fizemos uma nova avaliação, em janeiro, ainda havia essa diferença de força muscular. Intensificamos ainda mais esse ganho de força e a partir daí que se equilibrou a força dos músculos. Comunicamos à comissão técnica e ele começou a treinar com o grupo para a felicidade dele e de todos nós”, finalizou. 

Agora Leandro Kível está com condição de jogo e pode ser uma peça a ser utilizada pelo treinador Matheus Costa no restante da temporada. 

“Só tenho a agradecer a todo mundo do Confiança, à diretoria que cumpriu tudo aquilo que me foi prometido e agora dentro de campo a gente tenta mostrar o melhor para o professor e quando ele achar que eu estou pronto para jogar, eu vou. Tenho a confiança nele e ele em mim. Então estou contendo a ansiedade. Vamos comemorar com o torcedor esse momento”, disse Kível. 

O próximo desafio do Confiança é justamente contra o time em que Leandro se lesionou e entrou em campo pela última vez, o Itabaiana, nesta quarta (11), às 20h15, pela primeira rodada do quadrangular final do Estadual. 

 

*Estagiário sob supervisão da jornalista Aline Aragão 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Esporte
X/Sport Recife
25/11/2024  08h39 Sport e Ceará voltam à Série A de 2025; Mirassol obtém acesso inédito
Zabu Studio
24/11/2024  18h27 Sergipano conquista pódio no Ironman 70.3
Assessoria de comunicação
24/11/2024  15h52 Santiago Ascenço e Ariane Monticeli vencem o Itaú BBA IRONMAN 70.3 Aracaju
Mark Sutton/F1
24/11/2024  15h44 Max Verstappen chega em 5º e conquista tetracampeonato de Fórmula 1
Divulgação Conmebol
24/11/2024  09h57 Cruzeiro é vice-campeão sul-americano após levar 3 a 1 do Racing

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado