Conselho de Educação Física fiscaliza prática ilegal durante a pandemia
Mais de 20 pessoas foram denunciadas e os autos encaminhados ao MP de Sergipe Esporte | Por Saullo Hipolito 02/08/2020 08h00Vinte e oito ocorrências de práticas ilegais de orientação de exercícios físicos foram denunciadas entre os meses de maio e julho, no Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região Sergipe (CREF20). O dado foi repassado ao F5 News pelo presidente do órgão, Gilson Dórea, que salientou a intensificação da fiscalização nos próximos meses.
O órgão fiscalizador desse tipo de prática ilegal é o Deofis, um setor do Conselho especializado na orientação e fiscalização do trabalho home office a partir de lives, que ganhou um aumento significativo dentro das redes sociais neste período de pandemia.
De acordo com informações do presidente do órgão, no bojo das 28 ocorrências, 23 pessoas foram denunciadas junto ao Ministério Público de Sergipe, que recebeu autos com mídias contendo fotos e vídeos das práticas ilegais da profissão, ou seja, pessoas sem formação na área estimulando outras na forma de fazer o exercício, ou ainda, causando aglomerações.
“Das 28 ocorrências no período, 19 são relacionadas a redes sociais, cinco foram indeferidas sem dados que comprovem as irregularidades, oito partiram de denúncias, das quais quatro sobre uma mesma pessoa. No geral foram 23 casos de possível exercício ilegal protocolados com as mídias contendo fotos e vídeos encaminhados para o Ministério Público", informou a agente de orientação e fiscalização do CREF20, Caroline Martins.
Ela ainda destacou a importância de se praticar exercícios físicos nesse momento de isolamento social e que é fundamental que essas atividades físicas sejam sempre supervisionadas por um profissional de educação física.“Ao praticar exercícios físicos em casa, a maioria não tem equipamentos adequados, ou seja, improvisam com algum objeto da casa e por isso é ainda mais importante o acompanhamento do profissional de educação física, pois irá orientar como utilizar de forma correta cada objeto, evitando assim possíveis riscos à saúde do praticante”, alerta Caroline.
Como denunciar
Qualquer pessoa que identificar alguém prescrevendo algum tipo de atividade física sem ter formação pode denunciar. Basta acessar o site do CREF20 e efetuar uma denúncia preenchendo o formulário com o máximo de informações possíveis sobre o caso. O nome do autor da denúncia será mantido em sigilo. Após a denúncia feita o denunciante poderá acompanhar averiguação no mesmo local com o número de protocolo gerado pelo sistema (www.cref20.org.br e aplicativo para android CREF20).
Live com profissional
Na noite da próxima segunda-feira (3), F5 News vai promover uma live com o personal trainer Ritchil Brito, pelo instagram @f5news. A partir das 21h ele vai dar dicas de como treinar em casa, com o acompanhamento remoto de um profissional, obtendo resultados satisfatórios.