Conheça um pouco mais sobre Duda Lisboa, primeira sergipana campeã olímpica
Atleta teve uma longa e vitoriosa caminhada antes de conquistar o lugar mais alto do pódio no Vôlei de Praia Esporte | Por Daniel Soares 09/08/2024 21h02Uma sergipana no topo do pódio olímpico. Essa é Eduarda dos Santos Lisboa - ou, como é conhecida, Duda Lisboa, de 28 anos. A atleta de vôlei de praia fez história e conquistou a medalha de ouro nos jogos olímpicos ao vencer a modalidade nesta sexta-feira (9), em Paris, na França, ao lado da mineira Ana Patrícia.
Além de ser a primeira medalha de ouro para as brasileiras na modalidade após 28 anos, Duda se tornou a primeira sergipana a conquistar uma medalha de ouro na maior competição esportiva do mundo. Mas até chegar a esse feito, foram vários anos de muito trabalho e suor nas areias.
Trajetória até o ouro
Duda nasceu em Aracaju em 1º de agosto de 1998. Contudo, cresceu em São Cristovão, cidade localizada na região metropolitana da capital sergipana. Ele é filha da ex-atleta de vôlei de praia Cida Lisboa, que lhe mostrou os primeiros passos nas quadras em seu CT quando a jovem tinha apenas 9 anos de idade.
Duda não demorou a iniciar uma carreira vitoriosa. Em 2013, conquistou o Campeonato Mundial Escolar, na Itália. No ano de 2014, levou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputado na China, tendo como dupla Ana Patrícia - aquela com quem conquistaria o ouro olímpico 10 anos depois.
Também com Ana Patrícia, Duda se tornou bicampeã Mundial Sub-21 em 2016 e 2017. Apesar da dupla mostrar sintonia e empilhar títulos na base, curiosamente ambas as atletas foram para sua primeira Olimpíadas separadas.
Em 2021, nos Jogos do Japão, Duda formou com Ágatha enquanto Ana Patrícia foi para a disputa ao lado de Rebecca. Ambas não tiveram o resultado esperado: Duda foi eliminada nas oitavas de final dos Jogos enquanto Ana Patrícia ficou nas quartas.
Em 2022, elas retornaram à parceria e o resultado não poderia ser melhor. O ciclo olímpico vitorioso conquistando vários circuitos brasileiros e sagrando-se campeãs do Circuito Mundial de Vôlei de Praia em 2022 e vice-campeãs em 2023.Com isso, Duda e Ana Patrícia chegaram determinadas e com favoritismo nos Jogos em Paris. E as adversárias foram sendo batidas a cada duelo. Venceram as egípcias Marwa/D. Elghobashy, as espanholas Liliana e Paula e as italianas Gottardi e Menegatti na primeira fase.
Nas oitavas, derrotaram as japonesas Akiko e Ishii e passaram pela dupla da Letônia Tina e Anastasija nas quartas. Nas semifinais, um duro duelo contra as australianas Mariafe/Clancy. Nessa disputa, perderam o seu primeiro set na competição.
Na final, mais uma batalha, contra as canadenses Melissa e Brandie. Duda e Ana Patrícia venceram por 2 sets a 1 (26-24, 12-21, 15-10) e conquistaram o ouro olímpico. Assim, Duda e Ana Patrícia entraram para a história do esporte brasileiro encerrando um jejum que perdurava desde as Olimpíadas de Atlanta, em 1996.