Confira o panorama da última rodada do Campeonato Sergipano
Todos os jogos acontecem no próximo domingo de forma simultânea, às 16h Esporte | Por Emerson Esteves* 28/02/2020 18h40 - Atualizado em 28/02/2020 20h35Neste domingo (1) acontece a sétima e última rodada da primeira fase do Campeonato Sergipano. Os jogos decisivos definirão o título simbólico do primeiro turno, que concede ao campeão o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D ou a Copa do Brasil 2021, além da última vaga para o quadrangular final.
Veja abaixo o cenários dos times para os confrontos decisivos da competição. Todos os jogos acontecem no domingo no mesmo horário, às 16h. Lembrando que, de acordo com o regulamento do campeonato, os quatro primeiros ao final da última rodada se classificam para próxima fase; os dois últimos são rebaixados.
FREIPAULISTANO (3º) X (2º) SERGIPE | TITÃO
Já classificado para o quandragular final, o Freipaulistano não pode mais alcançar o topo da tabela. Com 10 pontos na terceira posição, o Touro visa manter a boa campanha no estadual e se manter firme na briga pelo bicampeonato.
Do lado do Sergipe, a meta é conquistar os três pontos e torcer por um tropeço do seu arquirrival para garantir o título da primeira fase e ter a opção entre escolher disputar a Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil 2021. Atualmente a equipe soma 13 pontos, um a menos que o líder, Confiança. O time acumula cinco jogos sem perder na competição.
Nos últimos cinco jogos o Gipão tem levado vantagem no confronto: são três vitórias, contra uma vitória do Freipaulistano (última partida) e empate.
CONFIANÇA (1º) X (4º) BOCA JÚNIOR | ARENA BATISTÃO
Para o Dragão a vitória simboliza não apenas o título simbólico da primeira fase, mas a garantia de disputa de mais uma competição em 2021: a Copa do Brasil. Com 14 pontos, o time do bairro Industrial só depende de si para assegurar o título. Caso empate, terá que torcer para o Sergipe não vencer o Freipaulistano.
O Boca Junior depende apenas de si para garantir sua vaga para a próxima fase. Com oito pontos na quarta colocação, o Touro com uma vitória carimba sua classificação. Dois pontos a mais que o Itabaiana e Lagarto - que se enfrentam - em caso de empate ou derrota jogando na Arena Batistão; o Genérico terá que torcer para um empate no clássico dos matutos e que o Dorense não vença o América tirando um saldo de três gols.
ITABAIANA (5º) X (6º) LAGARTO | ETELVINO MENDONÇA
Esse será um dos mais decisivos clássicos matutos da história recente de Itabaiana e Lagarto. Jogando no Etelvino Mendonça, o Tremendão da Serra buscará manter viva a chance de classificação para o quadrangular sem se comprometer na luta contra o rebaixamento. Com 6 pontos na quinta posição, o tricolor pode tanto acabar se classificando para próxima fase ou rebaixado no mesmo jogo. Uma vitória jogando em casa e uma derrota do Boca Junior diante do Confiança garante a classificação do time. Porém, em caso de derrota para o Lagarto e uma combinação de resultados, o time pode amargar o rebaixamento.
O Verdão vive situação parecida. Com os mesmos seis pontos, uma posição abaixo, o time precisa desesperadamente da vitória para afastar qualquer risco de rebaixamento. Apenas um ponto acima do Z-2, primeiro precisa vencer seu jogo e depois pode sonhar com uma vaga no quadrangular, a depender de uma combinação de resultados.
Nos últimos cinco jogos o Itabaiana levou vantagem na disputa do Clássico Matuto, foram três vitórias (todas fora de casa), um empate (jogando no Etelvino) e uma vitória do Lagarto (jogando em casa).
AMÉRICA (8º) X (7º) DORENSE | ROBERTO SILVA
Jogo da sobrevivência.
Os últimos dois colocados do Campeonato duelam pela chance de permanecer mais um ano na elite do futebol sergipano. O empate não serve a ninguém. O Dorense é o que vive situação menos desesperadora, uma vitória e um simples empate no jogo entre o Itabaiana e o Lagarto salva o time na elite. A situação mais complicada é do América. O time de Pedrinhas possui 5 pontos, precisa vencer e torcer para que haja um vencedor no Clássico Matuto; caso haja um empate no Mecão é rebaixado.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Will Rodriguez