Confiança perde pelo placar mínimo e é eliminado pelo Bahia
Com postura diferente dos últimos jogos, Dragão pouco assustou defesa adversária Esporte | Por Saullo Hipolito 29/07/2020 21h33 - Atualizado em 29/07/2020 22h01O Confiança deu fim ao sonho que vivia na Copa do Nordeste. Irreconhecível em campo, o time de Aracaju perdeu por 1 a 0 para o Bahia e foi eliminado nas semifinais da competição regional - nessa retomada do futebol, o time ainda não venceu em nenhuma competição que disputou. Mesmo assim, o time sai de cabeça erguida do campeonato, com campanha inédita que resultou na liderança no grupo B ainda na primeira fase e participação histórica na penúltima fase antes da sonhada final.
Em um jogo de muita marcação e pouca definição, Bahia e Confiança deixaram a desejar na qualidade técnica nesta quarta-feira (29) em boa parte dos 90 minutos regulamentares. Foram poucas as oportunidades de gol , na principal delas, o gol da vitória baiana. O meia Daniel, que havia saído do banco, arriscou chute de fora da área e marcou. Com a vitória o time embolsa R$ 375 mil como premiação e enfrenta o Ceará em dois jogos valendo o título da competição. As datas já estão definidas, o primeiro jogo acontece às 16 horas, no próximo sábado (1º); a partida final está marcada para terça-feira (4).
1º Tempo
O jogo começou muito pegado, com uma marcação forte de ambos os lados e com os times se estudando em campo. Sem permitir que o adversário tivesse muito espaço, o time do Confiança alternava entre uma pressão, ao perder a bola no ataque; e uma marcação mais dura a partir da intermediária defensiva. A primeira investida aconteceu após uma escapada rápida, aos 16 minutos, do lateral direito João Pedro que cruzou na área e Fernandão esticou o pé, só não fez o gol para o Bahia graças a defesa milagrosa de Rafael Santos.
Com o tempo a superioridade técnica do Leão do Pici foi aparecendo e o time baiano tentava pressionar o azulino, que fechado em duas linhas de quatro não permitia o Bahia chegar com mais perigo à sua área. Aos 29 minutos, em um lance isolado, Ítalo arrancou na intermediária e da entrada da grande área arriscou um chute que passou por cima da meta do Bahia.
Os minutos foram passando, mas o jogo continuava sendo trabalhado no meio de campo. Cabia ao Bahia trazer alguma emoção ao jogo em cobranças de falta e escanteio dentro da área. O Confiança pouco atacava, se preocupando em se defender a todo custo. E com o placar zerado, o jogo foi para o intervalo.
2º Tempo
Mais vivo na volta da partida, o Confiança passou a buscar mais lances de ataque. Entretando, na teoria pouca coisa havia mudado para o lado azulino que seguia sem assustar o goleiro Anderson. O Bahia errava muitos passes e já não conseguia tocar a bola de forma envolvente para ficar com o domínio do jogo.
Com a saída do meia Moritz, o jogo passou a ficar mais aberto para os dois lados, e com isso, o Bahia voltou a aparecer na partida. Aos 17 minutos, Rodriguinho enfiou uma bola para o Elber que avançou em velocidade e chutou errado da entrada da área. A resposta veio logo em seguida, com Reis, que estava sumido em campo até então. O atacante dominou a bola e chutou de fora da área, também sem sustos para o goleirão tricolor.
Autor do empate nos minutos finais do jogo da segunda-feira, pelo Campeonato Sergipano, Rafael Vila entrou em campo, aos 24 minutos, já assustando: o volante recebeu um cruzamento na área e cabeceou com perigo na área baiana. A resposta veio logo em seguida, com uma blitz na área do Dragão, mas os atletas do tricolor baiano não conseguiram arrematar a gol.
O primeiro chute efetivo na segunda etapa veio do lado baiano. O zagueiro Juninho se infiltrou pelo lado esquerdo de ataque, avançou e chutou forte para a defesa de Rafael Santos. A entrada de Alesson trouxe sangue novo para o time do Bahia, mas faltava mais objetividade nas conclusões. Aos 38 minutos, o Confiança teve duas oportunidades de gol desperdiçadas, o time lamentaria minutos depois.
Isso porque aos 42 minutos a estrela de Roger Machado brilhou. O técnico tirou o volante Gregore e colocou em campo o meia Daniel, que em seu primeiro chute em direção ao gol abriu o placar. De fora da área e contando com erro na marcação do Confiança, o meia disparou um chute, venceu o goleiro Rafael Santos e deu números finais ao jogo. Bahia 1 a 0 Confiança.O GOL DA CLASSIFICAÇÃO! DANIELZINHO ENTROU PARA GARANTIR O ESQUADRÃO NA FINAL DA LAMPIONS! PODE COMEMORAR, TORCIDA TRICOLOR! ⚽???? pic.twitter.com/TJYgm5jKta
— Copa do Nordeste (@CopaDoNordeste) July 30, 2020
Destaque do Dragão
Mais uma vez o goleiro azulino foi destaque do time. Em um jogo de poucas oportunidades, aquelas que apareceram com mais perigo foram salvas por Rafael Santos, consciente e tranquilo embaixo das traves. Não teve culpa no gol sofrido nos minutos finais de jogo.Ficha técnica
Bahia (4-3-3)
Time em campo: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca; Juninho, Juninho Capixaba; Gregore (Daniel), Flávio, Rodriguinho; Elber (Ronaldo), Clayson (Alesson) e Fernandão. T.: Roger Machado
Gol: Daniel
Cartão amarelo: Gregore, Juninho Capixaba
Confiança (4-5-1)
Time em campo: Rafael Santos; Thiago Ennes, Nirley, Matheus Mancini, Silva; Amaral (Marcelinho), Jefferson, Ari Moura (Rafael Vila), Moritz (Mikael), Ítalo (Madison); Reis. T.: Matheus Costa
Cartão amarelo: Moritz, Ari Moura, Renan Gorne e Ennes