Clássico Maior termina empatado e definição do campeão é adiada
Confiança pode ser campeão com simples empate sobre o Itabaiana, no dia 21 Esporte | Por Saullo Hipolito 14/08/2020 20h30O Clássico Maior, que começou a ser disputado no final da tarde desta sexta-feira (14), não definiu o campeão do Campeonato Sergipano 2020. Em um jogo brigado e dominado em sua maior parte pelo time do Confiança, o placar não foi mexido e a decisão foi adiada para o próximo dia 21. O Sergipe continua com a seca de vitórias sobre o time azulino, a última vitória aconteceu em 2018.
Apesar de estar melhor na partida e criar alguns lances de perigo - o principal deles em uma cobrança de falta do lateral Marcelinho -, Confiança e Sergipe fizeram um primeiro tempo de muita marcação, que resultava em muitas faltas no meio de campo e deixava o jogo picotado. No finalzinho da etapa o Sergipe perigou, mas também não foi efetivo.
A volta do intervalo começou como terminou o jogo e nos primeiros minutos quem botou pressão foi o Sergipe. Insinuante e precisando do resultado, o time alvirrubro assustou em pelo menos três oportunidades seguidas. Rapidamente o Confiança acordou para o jogo e tomou conta das ações ofensivas, criando as principais chances de gol e anulando, mais uma vez, o adversário. Moritz e Ari Moura ficaram com a bola do jogo nos pés, mas desperdiçaram o lance.
1º tempo
O Confiança começou dando o cartão de boas-vindas em bela cobrança de falta de Marcelinho De longe, aos três minutos, o lateral direito acertou a trave direita do goleiro Marcão. A resposta veio tempos depois com Wilson Júnior: o meia-atacante recebeu dentro da área, cortou para o meio e soltou a bomba que assustou o goleiro Rafael, mas foi para fora.
Com boa disputa pela bola no meio de campo, o Confiança demonstrava mais objetividade na partida e propunha os lances ofensivos. Demonstrando nervosismo em campo, o Sergipe era facilmente desmarcado pelas duas linhas defensivas do Dragão do bairro Industrial. Aos 18, mais um lance de perigo do azulino: Reis mandou bola aérea, Mikael subiu entre os zagueiros do Sergipe, mas cabeceou por cima do gol.
Quando o Sergipe ameaçou subir com seus jogadores, o Confiança puxou belo contra-ataque com Everton, que tocou para ítalo, o atleta avançou à área e cruzou com perigo para dentro dela, mas Mikael não acompanhou a jogada a tempo de desviar a bola.
O jogo passou a ficar picotado no meio de campo, com muitas faltas e os times produzindo menos lances que poderiam levar à abertura do placar. Aos 39 minutos, o Sergipe conseguiu uma escapada e chegou com perigo pelo lado esquerdo de ataque. O lateral Anderson arrancou, mas o cruzamento foi tirado pela defesa azulina.
A resposta veio dois minutos depois, Silva avançou pelo lado esquerdo do Confiança, penetrou a área e cruzou para Mikael desperdiçar mais uma boa oportunidade. O Sergipe parecia encontrar o caminho para chegar ao gol de Rafael Santos. Aos 44, em velocidade na transição, a bola foi enfiada para Abner, o atleta girou e chutou, mas Nirley bloqueou a trajetória da bola.
2º tempo
Logo na volta para o jogo, o Sergipe conseguiu um escanteio e, na cobrança, Dinda cabeceou com perigo para fora. Pouco tempo depois o Gipão, que precisava do resultado, chegou novamente: Daniel cruzou e Abner se atirou na bola, desviando com perigo para fora. Mais incisivo, o alvirrubro pressionava em busca do primeiro gol.
Aos poucos o time proletário foi acordando para o jogo. Aos 22 minutos, a primeira chance de mais perigo para o Confiança: após cobrança de falta de Reis, Matheus Mancini, já impedido, subiu e cabeceou a bola com perigo. Em lance seguinte, Marcelinho recebeu ótimo lançamento dentro da área, passou pelo marcador, mas foi travado pelo zagueiro do Sergipe, Hítalo, salvando a defesa alvirrubra.
E a blitz seguiu, após cruzamento do Iago, Reis chegou como um torpedo dentro da área e quase abriu o placar de cabeça, aos 25 minutos. O time do Sergipe parecia desnorteado em campo e só voltou a aparecer aos 30 minutos, em contra-ataque, Dinda recebeu na entrada da área, mas chutou fraco para defesa de Rafael.
Os minutos foram caminhando para o final e as jogadas a gerarem faltas retomaram à partida. Aos 39 minutos, André Moritz teve a bola do jogo nos pés: após levantamento na área, Matheus Mancini escorou e o meia atacante matou no peito, chutou e acertou a trave de Marcão. Dois minutos depois, novo lance do atleta, o qual arriscou chute de fora da área e mais uma vez teve a trave como destino.
O jogo ficava mais tenso e corrido. Aos 45 minutos, perigo com o atacante Ari Moura - na principal delas, ele recebeu bola de Silva, sozinho na grande área, e perdeu lance de gol. Aos 48 de jogo, Cléber do Sergipe tentou um voleio na área e chutou fraco para defesa de Rafael Santos, no último lance de perigo. Sergipe 0 x 0 Confiança.
Como fica
O Sergipe encerra sua participação no Campeonato Estadual com o resultado. Agora, o time alvirrubro tem que apostar todas as suas fichas no Itabaiana para se tornar campeão. Para o Confiança, o resultado dá a possibilidade do time ser o vencedor da competição no dia 21, na Arena Batistão, em jogo marcado para às 17h. Um empate pode garantir o título invicto para o Dragão do bairro Industrial.
O Itabaiana vive situação complexa. Em caso de vitória em cima do Confiança, o tricolor garante a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, mas perde vaga na pré-Copa do Nordeste. Se empatar, garante as duas vagas. Em caso de derrota, o time garante vaga na pré-Copa do Nordeste, mas fica fora da quarta divisão do Campeonato Nacional.
Ficha técnica
Sergipe
Escalação: Marcão; Paulo Fernando, Dedé (Montoya), Hítalo, Anderson; Brendon, Dinda (Carlos Henrique), Abner (Rafa Marcos), Daniel (Hiltinho), Wilson Júnior; Pedro Felipe (Cléber). T.: Paulo Foiani
Cartão amarelo: Abner, Wilson Júnior
Confiança
Escalação: Rafael Santos; Marcelinho, Nirley, Matheus Mancini, Silva; Jefferson, Danilo Pires (Rafael Vila), Everton (André Moritz); Reis, Mikael (Ari Moura) e Iago (Ítalo). T.: Matheus Costa.
Cartão amarelo: Danilo Pires