Após cumprir objetivo na Série B, Confiança mira neste ano de 2021
Estreia no Campeonato Sergipano será no dia 20, contra o Atlético Gloriense Esporte | Por Emerson Esteves* 01/02/2021 17h37O Confiança encerrou sua participação no Brasileirão Série B com derrota para a Chapecoense por 3 a 1, num jogo que garantiu o título para os catarinenses. Agora o time volta seu foco para a temporada 2021 e não terá muito tempo para se preparar. A pré-temporada será mais curta e o clube já retoma os treinamentos na próxima segunda-feira (08). A estreia no Campeonato Sergipano está marcada para o dia 20, contra o Atlético Gloriense.
O Dragão alcançou o seu principal objetivo da temporada passada: garantir a permanência na Série B. Além disso, mesmo com um calendário cheio num ano atípico por conta da pandemia, conquistou o título do Campeonato Sergipano e ainda alcançou a semifinal da Copa do Nordeste, sua melhor campanha no atual formato.
Permanência na na Série B numa campanha de altos e baixos
Ao final da 38ª rodada, a tabela de classificação mostrou o Confiança no 15º lugar, com 46 pontos conquistados. Foram 12 vitórias, 10 empates e 16 derrotas, com 38 gols marcados (média de 1 gol por partida) e 46 sofridos (média de 1,21 por jogo).
O que se sobrepõe nesta campanha é a instabilidade do Dragão dentro da tabela. O time do bairro Industrial iniciou a competição em baixa e só conquistou sua primeira vitória na sétima rodada. Porém, o time inverteu a situação e, após a chegada do treinador Daniel Paulista, emendou seis jogos sem perder, chegando a flertar com o G4.
Entre 30 de setembro passado e 21 de outubro, o time não perdeu e chegou a bater de frente com clubes que possuem orçamentos e folhas salariais bem maiores. Vale lembrar que o Dragão tinha, segundo o jornalista Mauro César, a segunda menor folha da competição (R$100 mil), acima apenas do Sampaio Corrêa (R$ 60 mil).
Com a virada de turno, o que se viu foi o oposto. O Dragão amargou cinco derrotas consecutivas e viu o que era a expectativa para o grupo de acesso se transformar em receio da zona de rebaixamento. Entre os dias 8 e 28 de dezembro, o Confiança foi derrotado pelo CSA, Juventude, Guarani, Ponte Preta e Brasil de Pelotas.
Faltando duas rodadas para o término da competição, o azulino alcançou a simbólica pontuação dos 45 pontos e afastou de vez qualquer possibilidade de rebaixamento.
Um dado estatístico representativo dessa campanha ioiô é que o Confiança fechou a competição como o 10º melhor visitante, entretanto o time foi apenas o 15º melhor mandante.
Ranking da CBF e calendário 2021
Sendo o único clube sergipano nas primeiras três divisões, o Dragão do bairro Industrial se fortaleceu como o melhor do estado no ranking da CBF. O Confiança é o 52º, com 2.121 pontos, à frente do Itabaiana (72º), Sergipe (86º), Estanciano (201º) e Amadense (220º).
Para 2021, o clube segue com o calendário cheio. No Campeonato Sergipano, defende o título da competição e estreia em casa no próximo dia 20 de fevereiro, contra o Atlético Gloriense.
O Dragão também joga a Copa do Nordeste, pensando em tentar novamente uma boa campanha, a Copa do Brasil e a Série B do Brasileirão. Para isso, o time iniciou um processo de reformulação do grupo.
Reformulação
Vários jogadores não devem permanecer no plantel para a temporada de 2021. André Moritz, Jean, Guilherme Castilho, Serginho, Matheus Mancini, Madison, Leandro Kível, Caique Sá e Bruno Paraíba são alguns jogadores que dificilmente seguirão treinando no Sabino Ribeiro e devem deixar o clube. O contrato de muitos desses se encerrou em 30 de janeiro e as negociações sobre o futuro seguem incertas.
Uma importante baixa do time para 2021 provavelmente será a do goleiro Rafael Santos. Ao lado de Reis, foi o jogador que mais entrou em campo com a camisa do Dragão (55 vezes) e não deve permanecer no clube para a nova temporada.
Entre contratações e renovações oficializadas pelo clube já está confirmada a permanência do treinador Daniel Paulista, que teve seu contrato renovado, e o retorno do meio campista Álvaro. O jogador teve passagens pelo clube entre 2016 e 2017, participou do título estadual e da campanha na Série C. Fez 35 jogos com a camisa do Dragão e marcou cinco gols. O atleta passou as últimas três temporadas jogando por dois clubes do Japão, onde ao todo fez 38 partidas e marcou 3 gols.
A expectativa é que nos próximos dias o clube anuncie oficialmente saídas e contratações visando fechar o elenco para a disputa do Campeonato Sergipano. A reapresentação preparatória para a competição acontece no próximo dia 08.
*Sob supervisão do jornalista Will Rodriguez