Alô Série D! Sergipe goleia o Itabaiana e retoma a liderança do Estadual
Vitória por 4 a 1 faz o Gipão voltar ao cenário nacional em 2021 pela Série D Esporte | Por Saullo Hipolito 02/08/2020 18h30 - Atualizado em 02/08/2020 18h55No encerramento da quarta rodada do Campeonato Sergipano, o Sergipe goleou o Itabaiana por 4 a 1 e reassumiu a liderança da competição. Além do resultado, o time alvirrubro já garantiu a Série D da próxima temporada, um dos objetivos do presidente Ernan Sena no início do ano. O clube coloca pressão nos adversários (Confiança e Freipaulistano) que se enfrentam na próxima terça-feira (4).
Com um Itabaiana apático em campo, o Sergipe dominou boa parte do jogo. O primeiro gol aconteceu aos 21 minutos, com Diego aproveitando rebote dentro da área. Logo na saída de bola, o Gipão ampliou com Pedro Felipe, que recuperou a bola após erro em troca de passes do adversário. Em um lance isolado, Marcão também errou: o goleiro do Sergipe passou fraco, Thiago Santos roubou a bola e tocou de cavadinha para marcar o gol mais bonito da partida, aos 37 minutos.
Mas era dia mesmo do Sergipe, Abner ampliou o placar aos quatro minutos do segundo tempo e o vexame do Itabaiana aumentou após novo gol do Daniel. O atleta fez o quarto gol, aos 18 minutos. Ainda houve tempo para mais lances de gol no decorrer da partida, de ambos os lados, mas os times não tiveram êxito e o Clássico da Paz foi encerrado.
1º Tempo
Com um início de partida com muita disputa no meio de campo, a primeira chance de ataque mais perigosa aconteceu com o meia atacante do Sergipe, Wilson Júnior: aos cinco minutos, o atleta apareceu como elemento surpresa, cabeceou a bola, mas mandou para fora. Ele queria jogo e, aos 11 minutos, apareceu na grande área sozinho, mas desperdiçou a oportunidade.
O Sergipe estava amadurecendo as suas jogadas e aos 21 minutos, após cruzamento na área, a zaga do Itabaiana afastou o primeiro lance, mas no rebote, de primeira, Daniel abriu o placar.
Ainda atordoado com o gol, o Tricolor da Serra tomou outro logo na saída de bola. O Itabaiana saiu jogando mal, o lateral direito Paulo Fernando roubou a bola, avançou até a linha de fundo e rolou rasteiro para Pedro Felipe, que soltou o pé para estufar as redes.O jogo havia ficado fácil para o Sergipe. Aos 32, em troca de passes rápida, mais uma vez, o lateral Paulo Fernandes entrou na área e sozinho chutou para o gol, impedido de comemorar por boa defesa de Andrezon; no rebote, Wilson Júnior chutou para fora.
Por outro lado, o Tricolor da Serra sentiu muito o gol e não demonstrava reação. Mas, aos 37 minutos, Thiago Santos aproveitou passe fraco de Marcão, roubou a bola e da entrada da área, de cavadinha, diminuiu o placar.
Apesar do gol, o Itabaiana não mudou a sua postura apática em campo, mas chegava em lances individuais, como com Toco, aos 45 minutos de jogo. A resposta do Sergipe veio no último lance, aos 47, após um cruzamento pelo lado esquerdo de ataque, Daniel quase conseguiu ampliar o marcador, sendo travado pelo zagueiro Geovani.
2º Tempo
O Sergipe voltou com tudo. Logo aos quatro minutos da segunda etapa, Abner recebeu cruzamento pela direita de ataque e mandou colocado para ampliar o placar. Aos 12, o Sergipe voltou a assustar: em bom contra-ataque, Anderson cruzou, a bola atravessou toda a área e encontrou Rafael; o centroavante bateu de primeira e Andrezon salvou.
O time de Aracaju viu a possibilidade de fazer saldo de gol em campo e seguiu em cima do adversário. E era mesmo dia dele: aos 18 minutos, Rafael recebeu passe, entrou sozinho na área e rolou para o meio, Daniel dividiu com a defesa e ampliou o marcador, segundo gol do meia.
Pouco tempo depois, o Itabaiana teve uma sequência de lances a seu favor, mas não conseguiu ter êxito. O principal deles saiu dos pés de Pedro Henrique, aos 21 minutos ele chutou colocado e assustou Marcão. O Itabaiana seguiu tentando criar chances, mas com pouca efetividade.
Quem teve possibilidade de gol real mesmo foi Abner, que recebeu na entrada da área, soltou a bomba e Andrezon fez grande defesa mandando a bola para escanteio. Na sequência, Alex Lagamar vacilou, Rafael roubou bola e chutou no gol. Andrezon fez nova defesa, agora em dois tempos.
O jogo já seguia em ritmo de treino para o Sergipe, pela facilidade para chegar no ataque adversário. O Itabaiana parecia entregue em campo. Único jogador a tentar lances diferenciados, Branco parecia estar solitário no meio de campo e, sem opções de passe, perdia o domínio da bola logo na sequência.
Para fechar o jogo, o meia do Sergipe, Bebel, que entrou no segundo tempo, ainda conseguiu uma penalidade máxima, cometida pelo goleiro Andrezon. Hiltinho - outro nome que veio do banco - cobrou, mas o goleiro se redimiu e agarrou a batida, evitando um maior vexame. Fim de jogo: Itabaiana 1 x 4 Sergipe.
Confira os melhores momentos
Como fica
Com a vitória, o Sergipe reassume a liderança e põe pressão no arquirrival, o Confiança, que joga na próxima terça-feira (4) contra o Freipaulistano, que também briga pelas primeiras colocações do quadrangular final. O resultado também garantiu calendário nacional ao time alvirrubro, que na próxima temporada disputará a Série D do Campeonato Brasileiro.
Mesmo ainda com dois jogos, o Itabaiana faz jus a campanha vexatória desde o início da competição e segue sem pontuar no quadrangular final. O time fica sem chances de título e com remota possibilidade de voltar ao cenário nacional. O Tricolor da Serra só conquista vaga na Copa do Brasil da próxima temporada se o Confiança for campeão do estadual.
Ficha técnica
Itabaiana (4-4-2)
Time em campo: Andrezon; Carlos Henrique, Diego (Alex Lagamar), Geovani, David Coió; Rodrigo (Pedro Henrique), Batatinha, Toco (Válber), Jorge Carvalho (Branco); Illa e Thiago Santos. T.: Ferreira
Gol: Thiago Santos
Cartões Amarelos: Diego, Thiago Santos
Sergipe (4-3-3)
Time em campo: Marcão; Paulo Fernando, Dedé, Hítalo, Anderson; Dinda, Brendon (Gaspar), Daniel (Hiltinho); Wilson Júnior (Bebel), Pedro Felipe (Rafael) e Abner (Muribeca). T. Paulo Foiani
Gols: Daniel (2x), Pedro Felipe e Abner
Cartão amarelo: Gaspar