The Chosen: diretor explica por que retratou Mateus como autista
Apesar dessa escolha, não há nenhuma menção sobre o transtorno nas escrituras bíblicas Entretenimento | Por Metrópoles 07/04/2024 11h03Um dos protagonistas de The Chosen desde o lançamento da série, em 2019, o apóstolo Mateus é um dos mais queridos pelos fãs da produção. Mas um traço da personalidade do personagem tem gerado debates entre os internautas: por que o discípulo de Jesus de Nazaré é retratado dentro do espectro do autismo?
The Chosen é uma dramatização das escrituras bíblicas sem a pretenção de retratar fielmente os livros sagrados. Ainda assim, a escolha do diretor Dallas Jenkins de apresentar Mateus como uma pessoa atípica, sem que os evangelhos façam qualquer menção a respeito, confunde os espectadores.
A resposta para isso é simples. A história pessoal de Jenkings, que tem uma filha autista e gostaria de dar mais visibilidade e representatividade ao tema. Além disso, os roteiristas consideram que informações descritas na Bíblia sobre sobre o perfil de Mateus: um cara “dos números, das genealogias, das minúcias, e que não se importou ser cobrador de impostos, mesmo sabendo que a profissão o tornaria um excluído da sociedade judaica…” tornam a Síndrome Asperger plausível.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.