Teatro Municipal será construído na cidade de Estância
Entretenimento 22/03/2013 09h08Estância é conhecida por ter uma das cenas culturais mais pujantes de Sergipe e, em breve, a população local contará com um novo e moderno espaço destinado às artes. Isso porque a prefeitura da cidade planeja a construção do Teatro Municipal de Estância e o Governo do Estado será parceiro nessa iniciativa que promoverá desenvolvimento cultural para a cidade e parte da região Centro-sul.
O projeto avançou na tarde dessa quarta-feira, 20, em reunião entre a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, e o prefeito da cidade, Carlos Magno, ocorrida na sede do Poder Executivo municipal. Ficou acordado entre os gestores que o Governo cederá o terreno onde funcionava o Memorial de Estância para a construção do novo espaço cultural, que será composto por teatro com capacidade para 400 pessoas, sala de oficinas de artes e galeria.
"O projeto da prefeitura para a utilização do espaço é excelente, pois proporcionará mais estrutura e dinamismo à efervescente cena cultural da cidade de Estância. É também uma ação que dialoga com um dos objetivos do governador Marcelo Déda que é a interiorização das ações do Governo", avalia a secretária Eloísa. "Sem falar que os agentes culturais e a população das cidades vizinhas também ganham com essa iniciativa, tendo em vista que Estância é a cidade-pólo da região Centro-sul", acrescenta.
Após a reunião, o prefeito Carlos Magno agradeceu a visita da secretária, e afirmou que as portas de seu gabinete estarão abertas, para que mais parcerias em prol da população de Estância sejam implementadas. “Além do Teatro Municipal temos outras demandas nas quais precisaremos do apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, como a revitalização nos Casarios Coloniais revestidos com azulejos portugueses, localizados no nosso centro histórico de Estância”, afirmou o prefeito.
Também participaram da reunião o secretário da Cultura de Estância, Miguel Viana, e o diretor de Administração e Finanças da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Iedo Filho. Além da parceria para a construção do teatro, outros assuntos foram abordados no encontro, como o tombamento do barco de fogo e ações de preservação do patrimônio histórico do município.
Plano de Recuperação das Unidades Culturais
A cessão do prédio onde funcionava o Memorial de Estância - que é de responsabilidade da Secult – para a construção de um novo e moderno espaço cultural é mais um avanço no Plano de Recuperação das Unidades Culturais, elaborado pelo Governo de Sergipe com foco na revitalização dos espaços gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura.
O Museu Histórico de Sergipe (MHS) e o Teatro Atheneu já receberam melhorias; as obras do Complexo Cultural Gonzagão começam em março. O Memorial de Estância será a quarta unidade contemplada no plano, graças à parceria com o poder público municipal.
Na imagem, a maquete do Teatro
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins