Promotora de Justiça e equipe do MP lançarão livro
Obra destaca dia a dia do trabalho exercido nas Promotorias de Justiça Entretenimento 02/10/2014 14h03Na próxima edição do Projeto “Café, Diversão e Arte, que será realizado no dia 9 de outubro, a Promotora de Justiça, Dra. Maria Rita Machado Figueiredo e uma equipe de servidoras do Ministério Público de Sergipe lançarão o Livro intitulado “Tecendo Mudanças” - Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes em Sergipe.
A Obra relata histórias vividas pela equipe, no dia a dia do trabalho exercido nas Promotorias de Justiça com atribuições de Curadoria da Infância e Adolescência. A Promotora de Justiça e as profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia e Pedagogia compartilham suas experiências na fiscalização das Instituições de Acolhimento para Crianças e Adolescentes em Sergipe, ou seja, a questão central do trabalho é voltada para a análise da qualidade do serviço ofertado pelas Instituições, bem como as ações empreendidas pelo Poder Público na resolução dos entraves encontrados.
O Livro foi divido em Introdução, de autoria da Coordenadora da Divisão de Serviço Social do Ministério Público de Sergipe, Mercedes Cabirta Dortas e em cinco capítulos, escritos pelas outras autoras da Obra. Arilma Viana Fonseca (Analista em serviço Social do MP) escreveu sobre o “Panorama da Instituições de Acolhimento para Crianças e Adolescentes em Sergipe (2012). Abordando o mesmo Panorama no ano de 2013, a Analista em Serviço Social do MP, Simone Felício dos Santos, escreveu sobre os Avanços e Entraves para a Efetivação da Medida Protetiva.
A Promotora de Justiça Dra. Maria Rita contou, na Obra, sobre o Resultado das Fiscalizações – Ações realizadas pelo Ministério Público de Sergipe. Graduada em psicologia, a Técnica do MP Jacqueline Monte Hollanda Fonseca, abordou o Projeto Político Pedagógico e a Pedagoga e também Técnica do MP, Sheila Andrade Araújo Matos, escreveu sobre o Direito à Educação. Vale citar, que a bonita crônica do Juiz de Direto do TJ de São Paulo, Dr. Luiz Carlos Ditommaso, “Incompreensão de Uma Criança Abandonada” está publicada na primeira página da Obra.
“Tecendo Mudanças” relata a experiência dessas mulheres que misturam sensibilidade e profissionalismo e se dedicam a tão importante causa. Além de informativo, o livro retrata o exemplo e coragem dessas profissionais que, através do seu trabalho, contribuem para a melhoria da vida de crianças e adolescentes carentes.
De acordo com as autoras, “a experiência foi enriquecedora, tanto nas pesquisas e estudos sobre as legislações, políticas sociais e temas pertinentes à infância e adolescência, quanto nas discussões dos casos com a equipe. Assessorando as Promotorias, estamos contribuindo para a efetivação dos direitos que garantem o melhor interesse desse segmento”, disseram. As escritoras apresentaram a sinopse do trabalho à Comissão organizadora do “V Encontro Nacional do Serviço Social do Ministério Público” (ENSSMP), que será realizado nos próximos dias 15 a 17 de outubro em Salvador e foram, merecidamente, convidadas a apresentar o trabalho na abertura do evento.
Fonte e foto: Ascom/MP-SE
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto