Ponto de Cultura recebe projeto contemplado pela Funarte
Entretenimento 08/03/2013 16h18O artista plástico e xilogravador sergipano Elias Santos dará continuidade às suas ações em favor da difusão da arte da xilogravura na cidade de Nossa Senhora das Dores, através do projeto ‘Gravura em Dores na Rota do Cangaço’. O Ponto de Cultura ‘Memória, Cultura e Cidadania’, localizado no município do agreste sergipano é quem será beneficiado com essa iniciativa, que conta com financiamento do Ministério da Cultura (MinC), através do edital Bolsa Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura, promovido pela Funarte.
O projeto foi o único premiado no Estado de Sergipe na categoria ‘Continuidade’. Acolhido pelo Ponto ‘Memória, Cultura e Cidadania’, dos historiadores Manoel Messias e João Paulo, terá como tema abordado o Cangaço. A oficina de xilogravura começou em fevereiro e prossegue no mês de março com as aulas de serigrafia.
Ao final do projeto, serão produzidas camisas para comercialização a preços populares a fim de gerar renda para a comunidade e para o Ponto de Cultura. Todas as ações são ofertadas gratuitamente.
Elias Santos já realizou projeto no Ponto de Cultura ‘Memória, Cultura e Cidadania’ e retorna com a proposta de aprimorar e ampliar os ensinamentos sobre a xilogravura e levar a serigrafia como outro recurso gráfico, para intervenções artísticas e elaboração de produtos, tendo o cangaço, entre seus personagens e suas paisagens, como mote para a criação. Para a realização dessa ação o proponente conta com o apoio do Senac-SE e do Restaurante Rota do Cangaço, de Dores.
Sobre o Ponto
O Ponto de Cultura ‘Memória, Cultura e Cidadania’ é uma iniciativa dos historiadores Manoel Messias e João Paulo, que recebe financiamento do Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Programa Cultura Viva. As ações do Ponto têm por objetivo o fortalecimento e continuidade da cultura dorense, por meio das artes plásticas, da literatura de cordel e do audiovisual, destacando a produção do filme “O Fogo do Cajueiro”, que trabalha a temática do Cangaço.
Sobre o artista
Elias Santos é artista visual, xilogravador, desde 1982 e através do projeto ‘Gravura em Dores na Rota do Cangaço’ vai se somar às iniciativas do Ponto de Cultura. Ele já fez diversas exposições individuais e participou de inúmeras coletivas. Foi também premiado em Salões de Arte pelo país.
Em 2005, Elias criou o projeto ‘Gravura de Inverno’, desenvolvendo ações em favor da xilogravura. Foi contemplado em duas edições da Bolsa Interações Estéticas, Rede Nacional, entre outros editais da Funarte, do Ministério da Cultura, Banco do Nordeste e da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe.
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins