ORSSE atrai grande público ao TTB em noite de encerramento da temporada
Entretenimento 21/12/2012 11h52A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven deu o tom para a última apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) no ano de 2012, realizada na noite de quinta-feira, 20, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. O público mais uma vez, compareceu em massa e aplaudiu extasiado a despedida do ano de um dos maiores grupos sinfônicos do país.
O concerto de encerramento da temporada foi especial, afinal, além da histórica peça de Beethoven, o ORSSE levou para o palco, o seu Coro Sinfônico sob a regência de Daniel Freire e com a presença dos solistas Verônica Santos - soprano; Vanda Otero - mezzo-soprano; Carlos Eduardo – tenor; e Cláudio Alexandre – baixo. Todos sob a batuta firme do diretor artístico e maestro titular do grupo, Guilherme Mannis.
“Essa foi mais uma grande apresentação, onde o Coro se firmou como um grupo de muita qualidade do Estado. Ficamos muito felizes com isso, afinal, conseguimos, além de consolidar a Orquestra, consolidar um Coro magnífico, que conseguiu cantar essa que é uma das peças mais difíceis do repertório sinfônico com qualidade ímpar”, comemorou o maestro Mannis.
A soprano baiana Verônica Santos, que já traça um grande histórico de apresentações com a ORSSE, definiu, por sua vez, o concerto como emocionante. “Não tenho nem palavras para descrever esse concerto de hoje. Eu particularmente me esforcei bastante para não me emocionar, afinal, se eu chorasse não conseguiria cantar”, lembrou a soprano.
Ela parabenizou ainda a atuação do maestro Guilherme Mannis e toda a equipe da Orquestra Sinfônica de Sergipe e o Governo do Estado pelo trabalho que está sendo desenvolvido com o grupo. “Todos executaram essa peça, que é muito difícil, muito bem. O trabalho que a ORSSE vem construindo é fantástico e com isso a música de concerto no país só tem a ganhar, afinal, aqui está se construindo mais uma grande orquestra do Brasil”, finalizou.
Público se despede
Capítulo a parte em cada uma das apresentações da ORSSE no decorrer do ano, o público ficou mais uma vez bastante satisfeito com o que viu no TTB no último concerto do ano. Para os que sempre acompanham a trajetória da Orquestra e assiste com muita atenção a cada concerto, o período de férias do grupo se traduz em meses de bastante ansiedade.
“Sempre que posso venho a Aracaju ver a ORSSE. Hoje, por exemplo, trouxe um grupo de 15 pessoas para assistir ao concerto, pois gosto muito de música clássica e gosto também de mobilizar as pessoas para verem esse belo espetáculo”, afirmou a professora Rosalina Dória, que saiu da sua residência na cidade de Lagarto especialmente para ver o último concerto do ano. “Agora é esperar com ansiedade o retorno das apresentações no ano que vem”, completou.
Já para a arqueóloga Sara de Oliveira, que mora em Maceió, mas que visita sempre Aracaju, os concertos da Orquestra Sinfônica são um dos seus programas preferido na capital sergipana. “Gosto muito de música clássica e sempre que estou em Aracaju faço questão de vir aos concertos da ORSSE. Este último, em especial, estava particularmente emocionante. A nona sinfonia de Beethoven é uma peça linda e muito difícil de ser executada, mas que foi lindamente apresentada pela Orquestra. Estão todos de parabéns”, disse.
Próxima temporada
A Orquestra Sinfônica de Sergipe e a Secretaria de Estado da Cultura já estão traçando a Temporada 2013 de concertos, que promete ser ainda mais grandiosa e com muitas surpresas para o público. No novo ano, a temporada receberá o selo do Ministério da Cultura (MinC), através da Lei Rouanet, atraindo assim mais investimentos do setor privado.
“A ORSSE encerra a temporada 2012 com o mesmo brilho que marcou todos os concertos do ano, e com expectativas extremamente positivas para o ano que se inicia. Em 2013 teremos uma temporada com o selo da Lei Rouanet e teremos também a execução do projeto Orquestra Jovem, que vai levar esse trabalho da ORSSE para um bairro como o Santa Maria, fazendo com que a música produzida por esses profissionais possa trabalhar também a inclusão social das pessoas daquela comunidade”, analisou a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, que prestigiou a apresentação.
Fonte: Sergipe Cultural
Foto: Fabiana Costa/Secult
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins