Orquestra Jovem de Sergipe realiza seu primeiro concerto nesta sexta
Entretenimento 09/10/2014 12h30Chegou a hora tão esperada pelos alunos da Orquestra Jovem de Sergipe: a primeira oportunidade de tocar em público e compartilhar com a plateia todo aprendizado adquirido através de muita dedicação às aulas e aos ensaios. Nesta sexta-feira (10), às 16h, no Museu da Gente Sergipana, eles farão o primeiro concerto. A apresentação integra a programação do ‘Tempo de Criança no Museu da Gente’, em comemoração ao Dia da Criança.
A estreia, que contará com a presença dos 103 alunos inseridos no projeto, entre violinos, violoncelos, violas, contrabaixos e coralistas, acontece em um momento especial em que crianças, adolescentes e jovens levam música clássica para um público prioritariamente infantil.
Além das aulas teóricas e práticas, coletivas e individuais e dos ensaios, as apresentações públicas são uma etapa primordial na formação dos futuros musicistas, afinal, nos concertos os alunos se veem frente ao público, e colocam em prática os ensinamentos adquiridos relacionados à postura adotada pelo músico ao participar de uma apresentação.
O concerto será regido pelo coordenador e maestro do projeto, Márcio Rodrigues, também spalla (1ª violino) da Orquestra Sinfônica de Sergipe, e contará com a presença de professores, instrutores e toda equipe operacional do projeto. O repertório é composto por músicas clássicas, folclóricas e populares. Segundo o maestro, são arranjos feitos especialmente para a Orquestra Jovem, respeitando os limites técnicos e musicais dos alunos sem perder a essência que cada música possui.
Ao todo, serão executadas 10 músicas, entre elas Asa Branca, de Luiz Gonzaga; Minha Canção, de Chico Buarque; Piratas do Caribe, de Hans Zimmer, além de Mulher Rendeira e Minha Terra é Sergipe. A primeira música a ser executada no concerto, ‘Brilha Brilha Estrelinha’, é também a primeira música que os alunos aprenderam a tocar no projeto.
A Orquestra Jovem
O projeto tem como principal objetivo proporcionar a crianças e adolescentes ainiciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de corda e canto coral, abrindo portas para a profissionalização. A Orquestra Jovem de Sergipe é uma iniciativa do Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e do Instituto Banese, viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e conta com o patrocínio das empresas Sergas, Energisa e Almaviva. O projeto atende meninos e meninas moradores do bairro Santa Maria, e as aulas são ministradas por professores de música, que em sua maioria integram a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse).
Fonte: Assessoria de Comunicação
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto