Oficinas visam arrecadar brinquedos para crianças carentes
Entretenimento 30/09/2014 10h19Por Elisângela Valença
Defesa pessoal, horta caseira e brinquedos parecem itens sem qualquer associação, mas, na tarde do próximo sábado (4), eles se aliam no Parque da Sementeira, em Aracaju (SE), onde acontecem dois minicursos, um de defesa pessoal e outro de horta caseira. Para participar, basta doar um brinquedo, que vai fazer a alegria da criançada da comunidade Pantanal, no bairro Inácio Barbosa, zona sul de Aracaju, no Dia das Crianças.
As oficinas são uma parceria do Movimento Meu Papagaio e o Instituto Canto Vivo. “Não precisa inscrição prévia. Basta aparecer com um brinquedo para participar”, disse Diego Bragança, do Movimento Meu Papagaio.
A comunidade Pantanal fica numa área do bairro à margem do rio Poxim. “Observamos que lá, como em qualquer outra comunidade da periferia, muitos direitos básicos são negados aos seus cidadãos. Foi possível constatar também que há uma organização social, onde projetos e atividades já acontecem organizados por gente da própria comunidade”, comentou Diego.
Se doar um brinquedo pode parecer uma atitude pequena ou não ser responsabilidade da sociedade, Diego manda um recado. “O ideal é que as pessoas não esperem pelo poder público, principalmente no que diz respeito a atenuar as dores de quem é marginalizado pela sociedade. É fato que não podemos efetivamente mudar o mundo inteiro, mas podemos mudar o mundo daquela pessoa que, por conseguinte, acaba reverberando essas ações, seguindo os nossos exemplos. Devemos nos tornar ferramentas de transformação social rumo à soberania popular”, disse.
Oficinas
A oficina de horta caseira será ministrada pela equipe do Instituto Canto Vivo, que é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que busca transformar a forma de pensar o meio ambiente, trabalhando com reflorestamento, conscientização, distribuição de mudas e sementes e recuperação e preservação ambiental.
A oficina de defesa pessoal será ministrada por Diego Bragança, que é faixa verde em Karatê e 8º kyu em Ninjutsu. “A defesa pessoal consiste em técnicas puramente aplicadas que visam a sobrevivência do indivíduo em situações de morte iminente, são formas mais resumidas tiradas das artes marciais”, explicou.
O Meu Papagaio é um movimento popular que visa o incentivo da participação direta dos brasileiros objetivando o processo de reforma social/política, no sentido de construir uma realidade, de fato, mais democrática.
Quem não for às oficinas de sábado, pode doar o brinquedo até o dia 10. Basta agendar pelo telefone 9847-4515.
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto