Museu da Gente Sergipana participa da XI Semana Nacional de Museus
Entretenimento 12/05/2013 08h47O Museu da Gente Sergipana irá participar da XI Semana Nacional de Museus, que terá início na próxima segunda-feira, 13, e vai até o domingo, 19, tendo como tema ‘Museus (memória + criatividade) = mudança social’. Administrado pelo Instituto Banese, o Museu da Gente Sergipana abrigará duas ações distintas do evento, que é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus e envolve instituições que trabalham na preservação da memória em todo o país.
Dentro das programações da Semana, será realizada na próxima quinta-feira, 16, no auditório do Museu da Gente Sergipana, uma palestra sobre o tema ‘Museus comunitários, memória social e processos criativos’. O evento, que acontece a partir das 9 horas, terá como palestrante o museólogo Mário Chagas, Mestre em Memória Social pela UNIRIO, Doutor em Ciências Sociais pela UERJ e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Após a palestra, por volta das 10h30, haverá uma mesa redonda com a participação do professor Mário Chagas, da professora Janaína Mello, coordenadora do curso de museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de Flávia Borges, estudante de museologia e líder comunitária da comunidade da Mussuca, em Laranjeiras (SE), que está desenvolvendo projeto de ponto de memória para a localidade.
Liras Sergipanas
Já na sexta-feira, dia 17, a partir das 16h, será realizado no átrio do Museu da Gente Sergipana o lançamento do Projeto Liras Sergipanas, realizado pelo Instituto Banese em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. A primeira edição do projeto acontecerá com apresentações da Filarmônica União Lira Paulistana (Frei Paulo) e da Filarmônica Municipal Coração de Jesus (Laranjeiras).
A proposta deste projeto é viabilizar a circulação das filarmônicas sergipanas, que são uma referência nacional, de modo a dar visibilidade a sua tradição musical e seu trabalho de formação de músicos, contribuindo para a formação de plateias para a música filarmônica. Além disso, a ação pretende difundir e homenagear as bandas em atividade no estado, dando a elas destaque pelo seu histórico de atividades artísticas e de inclusão social e cultural e, simultaneamente, facilitar o acesso de seus músicos integrantes ao Museu da Gente Sergipana.
As ações realizadas pelo Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana, na Semana Nacional de Museus, acontecem com o apoio do Café da Gente, da Pousada Abaís e das Prefeituras Municipais de Laranjeiras e Frei Paulo. O Museu da Gente Sergipana fica localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, no centro histórico de Aracaju, e funciona de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Fonte: ASN
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins