Museu da Gente promove roda de conversa percussiva com músicos
Entretenimento 15/07/2015 09h06No próximo sábado (18), tem programação especial no Museu da Gente Sergipana. Os apaixonados pela música, em especial pelos ritmos percussivos, poderão bater um papo com dois renomados percussionistas do cenário musical. É que o Instituto Banese com a promoção do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, realizará, das 14h às 17h, uma roda de conversa com o sergipano Pedro Mendonça e Reppolho, ex-percussionista do cantor Gilberto Gil e atual músico de Moraes Moreira.
Durante a roda de conversa os instrumentistas irão compartilhar experiências referentes ao universo percussivo. A percussão no folclore e nos ritmos religiosos em diversos países, os instrumentos musicais de percussão e os variados ritmos percussivos serão alguns dos temas abordados durante o encontro. Alguns verbetes de instrumentos e ritmos, com explicações sobre suas origens culturais, ligações religiosas e folclóricas e o modo de tocar, presentes no 'Dicionário Ilustrado de Ritmos e Instrumentos de Percussão', de autoria de Reppolho, também serão abordados ao longo do bate papo.
O momento marcará o lançamento do livro em Sergipe e do CD 'Batukantu', também do percussionista Reppolho, e ambos estarão à venda no local. O evento acontecerá no auditório do Museu da Gente Sergipana, será gratuito e aberto ao público em geral. O Museu da Gente Sergipana está localizado na avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju. Para mais informações, entrar em contato através do telefone (79) 3218-1551.
Pedro Mendonça
Pedro Mendonça é um dos mais renomados percussionistas sergipanos. Natural de Aracaju, começou a tocar profissionalmente aos 17 anos, estudou no Conservatório de Música de Sergipe, fez cursos com músicos prestigiados, como Naná Vasconcelos, Pinduca, Luiz Carlos "Chuim" de Siqueira, Marcos Suzano, Hermeto Pascoal e John Boudler. Participou da Orquestra Sinfônica de Sergipe, de shows e CDs de diversos artistas e tem feito uma extensa pesquisa sobre ritmos no folclore Sergipano. Atualmente, além do trabalho com projetos sociais de educação pela música de jovens em bairros de Aracaju, e do trabalho instrumental com o grupo Café Pequeno, Pedrinho fundou e tem dirigido o grupo Burundanga de ensino e execução de instrumentos percussivos por métodos alternativos. Em 2013, tocou com o artista sergipano Heitor Mendonça no Festival Cultural do Brasil na Áustria. Faz parte do grupo belga/brasileiro Anavantou, que excursionou por várias cidades da Bélgica e França nos anos 2013 e 2014.
Reppolho
Givaldo José dos Santos, mais conhecido como Reppolho, é pernambucano e foi revelado na década de 1980, sendo um dos percussionistas mais respeitados da MPB. Atualmente é percussionista de Moraes Moreira e já tocou com artistas como Gilberto Gil, Gal Costa, Milton Nascimento, João Bosco, Nana Caymmi, Elba Ramalho, Tim Maia, Elza Soares, Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Paulo Moura e Deborah Blando. Possui quatros discos solo lançados e recentemente lançou o 'Dicionário Ilustrado de Ritmos e Instrumentos de Percussão', resultado de mais de três décadas de uma pesquisa cuidadosa pelo Brasil e por diversos países por onde se apresentou.
Fonte: Agência Sergipe
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil