Homenagem a Luiz Gonzaga leva artistas sergipanos à praça pública
Entretenimento 13/12/2012 12h05Por Fernanda Araujo
Quem esteve passando pela Praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju (SE), na manhã desta quinta-feira (13), percebeu uma movimentação diferente. É a homenagem a Luiz Gonzaga, que em vida completaria hoje 100 anos de idade.
Em ritmo de forró, xaxado e baião, vários cantores sergipanos se reuniram em praça pública para lembrar as músicas do “Rei do Baião”, que completam a história do Nordeste e da Música Popular Brasileira, divertindo até hoje a família sergipana.
A Luzy Eventos organiza toda a programação que vai durar até a noite de hoje, levando artistas da terra, como Rogério, a Orquestra Sanfônica, os trios pé de serra Rala Coxa, Trio Paraíba e Coração do Nordeste; a cantora Joésia Ramos, entre outros. A programação também lembra o Dia Nacional do Forró, instituído na mesma data em homenagem a Gonzaga.
“Vamos parabenizá-lo, hoje vai ser o dia todo de comemoração ao centenário, até quando tiver gente para ouvir. A Luzy Eventos tem uma honra imensa, a gente está mostrando que Sergipe realmente é o país do forró. Vai ser muita música e quem quiser dançar pode vir”, ressalta a produtora Luzy Santos.
Para o cantor Rogério, que canta de forró a rock´n roll, é uma honra participar da homenagem ao homem, que segundo ele, é o marco da música nordestina e o mestre do forró. “Jamais eu poderia deixar de participar de uma festa maravilhosa como essa. Como sou nordestino, o sangue forrozeiro corre nas minhas veias”, diz.
Rogério, que conheceu Luiz Gonzaga na infância e já cantou ao lado dele, também presta a homenagem através de uma canção de sua autoria. “O que o forrozeiro é seu Luiz, é seu Luiz, Gonzaga Baião"
Diz a letra: "Vim mostrar pra Deus menino, tudo o que ele ensinou, nós aqui sempre ouvindo seu cantar e seu amor. Tenho fé e esperança de um dia ele esperar, santo sanfoneiro forte, meu nordeste vai ganhar”.
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins